Alvo do Flamengo para a próxima temporada, Evander defende atualmente o Portland Timbers, dos EUA. Aos 25 anos, o meia revelado pelo Vasco viveu um dos principais momentos da carreira ao disputar a fase de grupos da Champions League na temporada 2020-21.

Pelo Midtjylland , da Dinamarca, ele jogou contra equipes tradicionais como Atalanta , Liverpool e Ajax .

"Foi uma experiência incrível jogar pela primeira vez a Champions e entrei para a história do clube. A gente não teve muito sucesso, mas a gente pode enfrentar grandes equipes. Pegamos muitas experiência e vemos o como o futebol é bonito e simples", disse ao ESPN.com.br , em 2022.

Nos dois duelos contra o time inglês, inclusive, Evander guardou as melhores lembranças. Apesar de ter saído derrotado por 2 a 0 em Anfield, o brasileiro conseguiu aplicar um drible que chamou a atenção .

"Foi engraçado que durante o aquecimento o (técnico Jurgen) Klopp ficava olhando para o nosso time tentando intimidar de alguma forma (risos). Pude jogar em Anfield, um estádio histórico. Uma pena não teve a torcida, mas foi incrível. Pude conhecer o Firmino e pegar uma camisa dele. Dei uma caneta no Minamino. Foi um jogo de bastante experiência e pude ver como é o futebol inglês", disse.

Na partida de volta, na Dinamarca, o Midtjylland conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 e Evander quase marcou um gol.

"Eu meti uma bola no travessão. Pude mostrar meu futebol para o time do Liverpool e ver o que pode acontecer no futuro. Recebi elogios do Alisson e do Firmino", recordou.

Filho do empresário do atacante Vágner Love, Evander foi batizado em homenagem ao ex-boxeador Evander Holyfield , que havia derrotado pouco tempo antes o astro Mike Tyson na disputa do cinturão dos pesados.

O meia, formado desde os oito anos na base do Vasco, defendeu as seleções do Brasil de base. Em um torneio organizado pela Nike em 2014, nos Estados Unidos, ele duelou contra um atual astro do Liverpool: Alexander-Arnold, que era titular da Inglaterra. Os times empataram por 2 a 2, mas o lateral-direito sofreu na mão do brasileiro .

Arnold recebeu um cartão amarelo por cera e foi expulso aos 30 minutos do segundo tempo, por uma falta dura no meio-campo.

"Naquela época, ele não chamava tanta atenção como chama hoje. Eu nunca esqueci porque duelamos o tempo todo. Lembrava do jeito que ele jogava. Eu lembro que dei uma pedalada para cima dele, e depois fiz um gol do lado dele. Por isso marcou", disse.

Evander estreou como profissional pelo Vasco em 2016, mas sofreu com altos e baixos e teve alguns problemas com a torcida. Emprestado ao Midtjylland em agosto de 2018, ele se destacou e foi comprado em definitivo pelo time dinamarquês, pelo qual faturou a Liga Dinamarquesa (2020) e a Taça da Dinamarca (2019 e 2022).

No Midtjylland, ele atuou em três posições diferentes: ponta esquerda, segundo volante e meia. No começo de 2023, ele se transferiu para o Portland Timbers, no qual fez 29 jogos, 11 gols e quatro assistências.