A pré-temporada de 2025 nos Estados Unidos representa pouco para o Flamengo em termos financeiros. Sem muito tempo para organizar a viagem, a nova diretoria não prevê lucro e tentará ao menos não ter que tirar dinheiro do bolso para arcar com os custos.
Todos os custos de logística - traslados aéreo e terrestre e hotel - ficam por conta do Flamengo , enquanto a organização do evento FC Series disponibiliza a estrutura de treinos e ajuda com os custos do estádio onde o time jogará. No caso, o Fla enfrentará o São Paulo no dia 19 de janeiro, no campo do Inter Miami, em Fort Lauderdale. O lucro com bilheteria será dividido igualmente entre os clubes.
O Flamengo entende que poderia ter se organizado melhor para ter vantagens financeiras nesta pré-temporada, com ativações de marketing, por exemplo. Mas, por causa da troca de gestão, não houve tempo hábil para preparar ações.
O acordo para participar da FC Series foi fechado ainda durante a administração de Rodolfo Landim. A equipe do presidente Bap avaliou desistir da viagem, mas teria que pagar multa alta por quebra de contrato e poderia sofrer consequências jurídicas nos Estados Unidos, já que os ingressos já estavam sendo vendidos.
Se não terá lucro financeiro, o Flamengo mira outros benefícios com esta viagem. A internacionalização da marca é sempre um ponto em questão. O time esteve na Flórida duas vezes recentemente, em 2019 e em 2024. Esta proximidade com torcedores que moram nos Estados Unidos é importante ainda visando à participação no Mundial de Clubes, que será realizado no país norte-americano em junho deste ano, até mesmo para ter visibilidade junto aos estrangeiros.
Além disso, do ponto de vista esportivo, será a primeira pré-temporada de Filipe Luís como treinador do time profissional. O elenco estará junto em tempo integral, o que fortalecerá a conexão entre os companheiros, o técnico e o novo diretor de futebol, José Boto. A comissão técnica entende que o período de preparação fora do Rio oferece mais benefícios no sentido de entrosamento.
O Flamengo tem à disposição a estrutura de esporte da Universidade da Flórida e se dividirá entre os estádios Donald Dizney (futebol feminino) e Ben Hill Griffin (futebol americano masculino).
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv