Preparador do Flamengo elogia resposta do time a trabalhos intensos: "Gostaram de treinar"

Se a chegada de Tite no fim de 2023 encheu de expectativa a torcida do Flamengo , a presença de um dos membros da comissão técnica também trouxe otimismo. Com passagem pelo clube e um dos profissionais mais renomados do mercado, o chefe da preparação física do Fla, Fábio Mahseredjian, é visto como peça-chave para fazer o time voltar a voar.

A parte carioca da pré-temporada do Flamengo foi concluída na terça-feira, quando o time viajou para Manaus, palco da estreia no Carioca, contra o Audax Rio, nesta quarta. Desde a reapresentação, em 8 de janeiro, foram 13 sessões de treinamento e quatro dias de trabalho em período integral.

Nessa primeira fase, a preparação física do Flamengo priorizou desenvolvimento de força, da potência e capacidade aeróbica, e também a resistência anaeróbica.

Fábio Mahseredjian ficou muito satisfeito com o que viu na reapresentação no dia 8. Deparou-se com poucos atletas com sutil ganho de peso, algo que já foi equacionado. A preocupação é até maior com quem perde massa muscular, mas o profissional não identificou nenhuma situação que necessitasse de cuidados.

Jogadores do Flamengo durante a pré-temporada no Ninho — Foto: Marcelo Cortes / CRF

- O que me chamou a atenção positivamente nos atletas é que muitos deles vieram em boas condições, pouquíssimos tiveram incremento de um quilo, um quilo e meio aproximadamente. Ninguém acima disso, e isso foi um aspecto muito positivo porque poucos assim sofreram nesse começo de temporada - afirmou ao ge .

Fábio Mahseredjian comandou treinos com duração entre duas e três horas. Tal programação foi praticada até mesmo em dias de trabalho em período integral. Apesar da alta exigência, o chefe da preparação física garante que o retorno foi bastante receptivo por parte dos atletas.

- Outra coisa que me chamou muita atenção foi o empenho e dedicação dos atletas na pré-temporada, eles se empenharam muito. Gostaram de treinar. Sabiam que iam ter que treinar bastante, e eu avisei que os treinamentos seriam volumosos, com tempo longo de treinamento e que nós seríamos muito exigentes com eles. Fomos muito exigentes, e eles acataram tudo.

Tite e Fábio Mahseredjian na coletiva do Flamengo — Foto: André Durão / ge

Após a estreia no Campeonato Carioca, nesta quarta-feira, em Manaus, o Flamengo desembarca em Orlando na tarde de quinta-feira, quando os jogadores descansarão. Na sexta, porém, não haverá moleza, e o time treinará em período integral. No sábado, haverá apenas uma sessão, e no domingo o time faz seu primeiro amistoso, contra o Philadelphia Union, no Al Lang Stadium, em São Petersburgo.

Segunda-feira o time tem novo descanso, mas terça e quarta os trabalhos são em dois turnos. Na quinta e na sexta, um período só, e a pré-temporada se encerra no sábado, dia 27, com amistoso contra o Orlando City, no Exploria Stadium.

- Então nós vamos dar prosseguimento à pré-temporada nos Estados Unidos. O objetivo principal no aspecto físico é o desenvolvimento de força e aí entrando já com potência. E continuar desenvolvendo potência e capacidade aeróbicas também. Nos treinamentos com bola e técnico tem o desenvolvimento de resistência e potência anaeróbica - encerrou Mahseredjian

*O ge ainda não teve acesso à programação dos dias 28 e 29. O Flamengo volta para o Brasil no dia 30, quando desembarca em Belém, local do duelo com o Sampaio Corrêa, pela quinta rodada do Carioca.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte