O Liverpool viajará ao Catar com força máxima para o Mundial de Clubes de 2019. A menos de 15 dias da estreia, porém, o técnico Jurgen Klopp e o meia Georginio Wijnaldum admitiram à ESPN que pouco conhecem do Flamengo , possível rival em uma decisão do título.

Não foi diferente do que aconteceu em 1981, quando os ingleses também cruzaram com os brasileiros na competição interclubes – e levaram a pior, derrota por 3 a 0, no Japão.

Já em dezembro daquele ano, a entrevista “Placar” publicou declarações do então treinador do Liverpool, Bob Paisley, admitindo que não conhecia “nada” do Flamengo.

"Infelizmente, nada. Mas, por favor, não interprete este desconhecimento como falta de respeito. Muito ao contrário. Eu me incluo entre os maiores admiradores do futebol brasileiro. Só que tudo o que sabemos do Brasil, no momento, limita-se à seleção. Mas sei que o Flamengo é o time do Zico e do Junior e isto é uma boa recomendação”, afirmou o treinador.

Há uma diferença importante: naquela ocasião, Paisley já sabia que teria o Flamengo pela frente, já que o formato do torneio simplesmente opunha os campeões sul-americano e europeu. Agora, ainda há uma semifinal antes de confirmar o eventual duelo pelo título.

Ao ser questionado sobre o confronto especificamente em 81, Paisley afirmou que ainda não preparava nada em especial “pois não conheço o adversário”. Completou em outro momento, no entanto, que “soube que o Flamengo é muito técnico”.

O então técnico do Liverpool, contudo, foi contundente em uma afirmação: "Estamos disputando finais de copas europeias há mais de dez anos. Por que temer o Flamengo?".

Quase 40 anos depois, Klopp já definiu o time que levará ao Mundial , com força máxima, apesar de ter compromisso pela Copa da Liga Inglesa na véspera da estreia no Catar. As únicas baixas serão Joel Matip e o brasileiro Fabinho, ambos lesionados.

O técnico, porém, garantiu ainda não pensar no torneio. “Eu sei que eles ganharam a Copa Libertadores , conheço alguns jogadores, mas é o mesmo conhecimento que tenho de um time que jogamos na Champions League pela primeira vez, uns 3, 4 dias antes", disse Klopp sobre o Fla.

"Nesse momento seria uma vergonha saber mais de qualquer time brasileiro do que do Bournemouth (próximo adversário do Liverpool pela Premier League ). Nós vamos estar preparados, mas não tenho certeza se vamos jogar contra eles", finalizou.