A notícia da suspensão de Gabigol por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) caiu como uma bomba nesta segunda-feira (25) no Flamengo .

O atacante rubro-negro foi considerado culpado de tentativa de fraude em exame antidoping .

Mas, afinal, por que ele foi punido? Quando ele poderá voltar a jogar?

O ESPN.com.br reuniu tudo o que você precisa saber sobre o caso.

Por que Gabigol foi suspenso por 2 anos?

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Dessa forma, o atacante teria infringido o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a 'fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle'.

Esse código prevê suspensão de até 4 anos, caso o atleta seja condenado. O camisa 10, por sua vez, foi punido por 2 anos por previsão de redução de pena em casos de 'comprovação de circunstâncias excepcionais'.

O que Gabigol fez no exame antidoping?

Um dos relatos da denúncia diz que Gabigol demorou para realizar o processo, não cumpriu as instruções dos oficiais e a chegou até mesmo a desrespeitar a equipe de coleta.

No momento em que foi fazer a coleta, o camisa 10 ficou irritado com a presença de um fiscal no banheiro e acabou entregando o pote de urina aberto, contrariando a orientação.

Como foi o julgamento?

O julgamento havia sido iniciado na segunda-feira passada (18), mas acabou suspenso e continuou nesta segunda-feira (25). Ao todo, foram cinco votos a favor da punição e quatro votos contra, em uma decisão apertada, que considerou que Gabigol tentou fraudar o exame antidoping .

A pena começou a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando aconteceu a tentativa de fraude no exame, e será válida até abril de 2025.

O atacante foi denunciado pelo TJD-AD em dezembro de 2023, dando início ao caso.

Já a defesa do jogador enviou material no dia 26 de janeiro deste ano, enquanto o elenco flamenguista fazia pré-temporada nos Estados Unidos.

Foi enviado um anexo com imagens da câmera de segurança do CT Ninho do Urubu para corroborar a versão de inocência de Gabigol.

Internamente, o clube da Gávea acreditava na absolvição do atleta. No entanto, o julgamento terminou com o camisa 10 suspenso por dois anos.

Gabigol pode recorrer?

Gabigol entrará com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, para tentar reverter a decisão desta segunda.

Segundo apurou a ESPN , será apresentado um recurso pela defesa do atleta, com apoio do Rubro-Negro (veja mais abaixo), ao tribunal europeu, que é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.

Caso aceite o recurso, a CAS marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Cabe salientar, porém, que, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada

  • A suspensão ser mantida até abril de 2025

  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping

De acordo com apuração da reportagem, o time carioca o estafe de Gabriel não veem o caso com otimismo, mas irão tentar a reversão na Suíça.

O que diz o Flamengo?

Em nota oficial, o Flamengo se pronunciou sobre o caso e disse que irá apoiar Gabigol no recurso à CAS.

"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de dois anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à CAS (Corte Arbitral do Esporte), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada", escreveu.

O tribunal europeu é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.

Caso aceite o recurso, a CAS marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Gabigol pode treinar?

Com a punição, Gabigol não pode treinar a partir de amanhã no Ninho do Urubu. Dessa forma, o jogador não pode sequer frequentar as instalações do clube ou realizar treinamentos no local.

O Flamengo também pode ser punido?

De acordo com João Guilherme Guimarães, procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) o Flamengo não deve sofrer com qualquer tipo de sanção com a punição de Gabigol.

''Primeiro sobre a demora do julgamento. O processo não é tão simples como todo mundo acha que é. Comporta nuances que precisam ser analisadas com carinho e muito cuidado. Estamos ceifando um atleta da prática do esporte e também blindando o esporte. Não posso dizer por que o processo demorou tanto'', começou por afirmar.

''Um atleta, em um esporte coletivo, se for flagrado pela sua agremiação, não afeta a sua agremiação. Agora, se acontecer com mais de dois atletas, pode afetar o poder de coletividade. Agora, como foi um caso só, não pode se espalhar. Pode lembrar do caso do Maradona, que foi flagrado com substâncias proibidas na Copa do Mundo de 1994 e a sanção dele não afetou a Argentina'', completou.

Próximos jogos do Flamengo