Após ser derrotado pelo São Paulo por 1 a 0 no primeiro duelo da decisão da Copa do Brasil no Maracanã, neste domingo (17), o Flamengo precisará de um feito inédito na história do torneio para sair com a taça do Morumbi.

Nenhuma equipe que perdeu como mandante o primeiro jogo da final conseguiu ser campeã da competição.

Nos 35 jogos de ida das finais na história da Copa do Brasil, que começou a ser disputada em 1989, foram 17 vitórias dos mandantes, 15 empates e três triunfos dos visitantes, incluindo o do clube do Morumbi no Maracanã no último domingo.

Em 2016, o Grêmio fez 3 a 1 no Atlético-MG no Mineirão e sagrou-se campeão após empatar por 1 a 1 em Porto Alegre na partida de volta.

Quatro anos depois, o Palmeiras derrotou o próprio Tricolor Gaúcho na Arena, por 1 a 0, gol de Gustavo Gómez, na primeira partida. No confronto de volta ficou com a taça ao vencer novamente no Allianz Parque, por 2 a 0, gols de Wesley e Gabriel Menino.

Otimismo de Gabigol

Apesar do retrospecto negativo, Gabigol, do Flamengo, demonstrou confiança na virada contra o São Paulo. O jogo está marcado para o próximo domingo (24), às 16h (de Brasília).

"Faltam 90 minutos, eu acredito!", escreveu o jogador nas redes sociais.

Ao longo da história, Flamengo e São Paulo decidiram entre si dois títulos em finais diretas: a Supercopa da Libertadores em 1993, conquistada pelo Tricolor , e a Copa dos Campeões de 2001, ganha pelo clube da Gávea.

Próximos jogos do Flamengo