Após ter uma foto vazada vestindo a camisa do Corinthians , Gabriel Barbosa foi punido pela direção do Flamengo e perdeu o direito de usar a 10 do clube carioca . A princípio, o Rubro-Negro não pretende recolocar o manto à disposição do elenco e ficará sem o 'místico' número eternizado por nomes como Zico , Petkovic e Adriano Imperador .

Mas quando foi a última vez que o Flamengo ficou sem utilizar sua principal camisa por um longo período? A ESPN relembra: há quase dez anos.

O fato aconteceu entre o final de 2014 e a metade da temporada de 2015. Na oportunidade, o meia-atacante argentino Lucas Mugni , atualmente no Ceará , havia sido inscrito com a camisa 10. Porém, após inúmeras más atuações, o atleta foi inscrito com a 11 na temporada seguinte.

Do início de 2015 até o meio daquele ano, o Flamengo ficou com a camisa dez sem ser utilizada. Até que, em julho, o clube carioca entregou o principal número a Ederson . Apontado como uma grande contratação na época, o meio-campista chegou ao Brasil após conseguir uma liberação junto a Lazio , da Itália, depois de anos atuando no futebol europeu.

A camisa dez pertenceu a Ederson até março de 2017, quando Diego Ribas foi inscrito com o número para a disputa da CONMEBOL Libertadores . Já em 2018, o número ficou em definitivo com o ídolo do clube até a sua aposentadoria, fato que aconteceu ao final da temporada 2022.

Para 2023, a mística dez foi entregue a Gabriel Barbosa, que esteve com a camisa até a última semana, quando houve a polêmica por conta da foto com o uniforme do Corinthians.

A última atuação do craque com o número nas costas aconteceu na goleada por 4 a 0 em cima do Bolívar , pela Libertadores, no dia 15 deste mês. Gabriel esteve em campo por 20 minutos.

Gabigol estreou com a camisa 10 no dia 15 de janeiro de 2023, na vitória por 4 a 1 sobre a Portuguesa-RJ no Maracanã, pelo Campeonato Carioca . Placar construído com um gol dele. Com a camisa 10 do Flamengo, Gabigol disputou 70 jogos, marcou 22 gols, deu quatro assistências.

Próximos jogos do Flamengo