O ex-médico do Flamengo, José Luiz Runco, comentou sobre a polêmica que resultou em sua saída do clube em julho de 2025. Em entrevista ao 'Charla Podcast', Runco defendeu sua posição em relação ao jogador Nicolás De La Cruz, esclarecendo que suas críticas à condição física do atleta foram mal interpretadas.
Runco afirmou que sua intenção era defender o jogador, dizendo: "A minha posição foi de defender a gestão atual e mostrar que o menino (De La Cruz) não está ali passeando". A polêmica teve origem em uma mensagem enviada por Runco em um grupo de WhatsApp destinado a membros da política do clube, onde ele mencionou que De La Cruz apresenta "lesão crônica e irreparável no joelho direito" e "lesão também no joelho esquerdo".
Atualmente, Nicolás De La Cruz não estará em campo na partida entre Flamengo e Fluminense, que acontece hoje, 19 de novembro de 2025, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Flamengo está preparando o atleta para a reta final da temporada, buscando otimizar seu desempenho nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.
“Era uma resposta puramente técnica, de um médico para outro. Não é falta de ética”, defendeu Runco, ao comentar sobre a mensagem que gerou a polêmica. Ele acrescentou que De La Cruz é um "atleta espetacular, dedicado, que sabe das limitações dele e se dedica muito para que ele possa desenvolver elas".
A situação de De La Cruz e as declarações de Runco geraram discussões entre torcedores e especialistas, mas o clube optou por fazer um acordo que culminou na saída do médico. O Flamengo, agora, foca na recuperação do jogador para que ele possa contribuir nas últimas partidas do campeonato, que são cruciais para as aspirações do time na competição.