Pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec: Palmeiras tem a torcida mais católica; Corinthians e São Paulo, as mais evangélicas

A fé dos torcedores brasileiros foi outro tema em pauta na pesquisa de torcidas O GLOBO/Ipsos-Ipec. Em um dos detalhamentos, o estudo mostra a proporção de torcedores católicos, evangélicos e praticantes de outras ou nenhuma religião (que foram agrupados) nas principais torcidas do país. E revela uma forte presença do cristianismo entre os torcedores paulistas: Palmeiras e Corinthians lideram em proporção de católicos e evangélicos em sua base de fãs, respectivamente.

O alviverde tem maior número proporcional de católicos entre as cinco torcidas: 56%. O Vasco tem 52% e o Flamengo, 49%. Já entre os evangélicos, que chegaram a um recorde de 26,9% da população brasileira no último Censo, Corinthians e São Paulo dividem a maior proporção: 34%. Seguidos de perto pelos 33% do Flamengo.

As religiões das torcidas brasileiras — Foto: Editoria de Arte
As religiões das torcidas brasileiras — Foto: Editoria de Arte

Para esse detalhamento, foram consideradas apenas as torcidas de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco — as únicas que atingiram uma base amostral mínima de entrevistados, permitindo a análise dos dados com margem segura de erro.

O sincrético Vasco, que tem uma capela católica dentro de São Januário, mas que tem o já falecido preparador físico Pai Santana, umbandista, como ídolo, tem a maior proporção entre aqueles que se declaram de outras religiões ou sem religião: 28%. Seguido pelos 24% do Corinthians.

No panorama geral, fora das análises proporcionais, o Grêmio aparece entre os cinco times mais citados pelos católicos que responderam à pesquisa: 4%, à frente até dos 3,6% do Vasco. Já entre os evangélicos, o Cruzeiro é a novidade entre os cinco mais citados: tem 3,1% de preferência entre os praticantes desta vertente do cristianismo.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo
publicidade
publicidade