Alex Sandro está em vias de ser oficializado como novo lateral-esquerdo do Flamengo , e o retorno ao Brasil é bastante promissor a julgar pelos dois treinadores com quem ele pretende voltar a trabalhar. Um deles é Tite e o outro é Dorival Júnior, técnico da Seleção e que lhe transformou em titular do Santos quando tinha apenas 19 anos, em 2010.
Enquanto ainda treinava o São Paulo, no ano passado, Dorival Júnior pediu à diretoria tricolor que tentasse Alex Sandro, de 33 anos, mas não obteve sucesso. Alex sabe que uma sequência de jogos em alto nível no Flamengo seria uma ponte para voltar à Seleção.
O estilo que se espera de Alex Sandro no Flamengo é do lateral-esquerdo da Seleção, de estilo construtor. Ele é um dos quem inicia o jogo por dentro. Na última temporada na Juventus, ele estava atuando mais como terceiro zagueiro. Foram 18 partidas, nove como titular e um gol marcado.
A boa capacidade de marcação permite um maior proteção aos meias, que ficam mais livres para fazerem triangulações com os atacantes.
Alex Sandro começou a ser convocado por Tite em 2017, quando tinha 26 anos e já defendia a Juventus - ele é o brasileiro que mais vezes vestiu a camisa do tradicional clube, com 327 partidas.
De 2017 até 2022, Alex disputou 34 partidas pelo Brasil e foi titular em 27 deles (80% do total). Na última Copa do Mundo, começou jogando em dois dos três jogos disputados. Marcou dois gols com a Amarelinha.
O último jogo disputado por Alex Sandro foi em 25 de maio, pela última rodada do Campeonato Italiano. O brasileiro se despediu com um gol de cabeça na vitória por 2 a 0 sobre o Monza.
Depois de ter seu contrato encerrado na Itália, o atleta de 33 anos passou a manter a forma com treinamentos no CT do Portimonense, clube português.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv