O Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, na noite do último domingo (27) , com direito a grande polêmica de arbitragem ainda no primeiro tempo do confronto. Lançado em alta velocidade nas costas da defesa, Gonzalo Plata , do Rubro-Negro, foi derrubado por Fausto Vera .
Em campo, Ramon Abatti Abel assinalou pênalti e aplicou o amarelo ao volante atleticano. Logo após o apito, o árbitro disse aos atletas que aguardava uma revisão do VAR para um possível cartão vermelho para Vera caso a falta tivesse acontecido fora da área.
Marcio Henrique de Gois , responsável pelo VAR, chamou o árbitro à cabine para revisão do lance, uma vez que a falta havia ocorrido fora da área. Mas, na opinião dos responsáveis pelo vídeo, o lance não era para cartão vermelho, uma vez que ao dominar, Plata deu a possibilidade de um segundo defensor do Atlético-MG alcançar a bola e fazer o corte.
Veja abaixo o diálogo do VAR entre Ramon Abatti Abel e Marcio Henrique de Gois:
-
VAR: “Ramon, é o Gois falando. O lance foi fora da área, mas te recomendo revisão para não DOGSO, por que você disse que se for fora da área é vermelho (em diálogo com os atletas em campo)”.
-
Árbitro: “Para ti não houve a infração?”
-
VAR: “Houve a infração. Porém, não há possibilidade de DOGSO no entendimento da cabine. O domínio vem para trás e ele perde a verticalidade”.
-
VAR: “Vou te mostrar a infração. A infração é aqui. Agora, vou te mostrar em velocidade lenta e depois na normal para você perceber que ele vem para trás”.
-
Árbitro: “OK, tem um tranco embaixo. Porém, tem um defensor que tem possibilidade de dominar essa bola. A bola vai batendo e saindo da área, tem um defensor que pode chegar na bola”.
-
Árbitro: “OK, vou voltar com tiro livre direto e cartão amarelo por que tem um defensor que tem possibilidade de dominar a bola”.
-
Árbitro: “Falta e amarelo por que tem um defensor que pode pegar a bola”.
No retorno ao campo, Ramon apita falta e aplica o amarelo a Fausto Vera, sem mostrar um cartão vermelho direto. O lance irritou os flamenguistas. Na coletiva de imprensa após a partida, o técnico Filipe Luís foi questionado sobre o assunto, mas preferiu não comentar .
“Melhor não falar, gosto muito do Ramon, catarinense, prefiro seguir na linha de não falar de arbitragem. Melhor assim, desculpa”, finalizou.
Próximos jogos do Flamengo
-
Atlético-MG (C): 31/7, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Ceará (F): 3/8, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (F): 6/8, 19h (de Brasília) - Copa do Brasil