Pedro vira o "artilheiro da hora" no Brasil e vibra com realização no Flamengo: "Um sonho"

 — Foto: Info Esporte
1 de 4 — Foto: Info Esporte

— Foto: Info Esporte

Protagonista no potente ataque do Flamengo de 78 gols no ano, Pedro divide com Gabigol o posto de artilheiro do Rubro-Negro na temporada. Cada um já marcou 16 vezes em 2020. Porém, o atacante emprestado pela Fiorentina ganhou os holofotes nas últimas partidas. Com a lesão de Gabigol, Pedro chamou a responsabilidade e marcou oito dos últimos 18 gols do clube carioca.

O diferencial para Gabigol é que Pedro tem sido mais eficiente. Ele precisa de menos minutos em campo e menos finalizações para marcar um gol. E não é apenas no Flamengo que ele se destaca. O atacante é o artilheiro da hora entre os times da Série A em 2020. Ou seja, o camisa 21 é quem precisa de menos minutos em campo para marcar um gol.

Pedro é quem precisa de menos minutos em campo para marcar um gol em 2020 — Foto: ANDRÉ DURÃO
2 de 4 Pedro é quem precisa de menos minutos em campo para marcar um gol em 2020 — Foto: ANDRÉ DURÃO

Pedro é quem precisa de menos minutos em campo para marcar um gol em 2020 — Foto: ANDRÉ DURÃO

- Muito feliz com esse momento. Claro que não faço sozinho, tem a participação de todos os meus companheiros. Senão, não conseguiria esses números. Mas isso é fruto de muito trabalho, dedicação e força de vontade. Eu passei por um momento muito complicado na carreira e consegui superar aquela lesão. Com maturidade e cabeça, eu evoluí. Acho que posso ainda mais - disse Pedro.

Em 2020, Pedro disputou 31 jogos pelo Flamengo. Apenas 16 vezes como titular. Com isso, o atacante esteve em campo por 1555 minutos e conseguiu marcar 16 gols. O que dá a marca de um gol a cada 97 minutos em campo . É o melhor desempenho entre todos os jogadores de clubes da Série A nesta temporada.

Jogadores que precisam de menos minutos em campo para marcar

Jogador Time Jogos Minutos em campo Gols Minutos por gol
Pedro Flamengo 31 1555 16 97
Brenner São Paulo 18 928 8 116
Marinho Santos 21 1759 15 117
Thiago Galhardo Internacional 34 2306 18 128
Paolo Guerrero Internacional 15 1368 10 136

Para entrar no ranking acima os jogadores precisaram jogar pelo menos 10 partidas na temporada - um corte mínimo para não listar atletas que entraram poucas vezes em campo e não são muito utilizados por cada time da Série A.

Esse desempenho fora da média de Pedro vai além. Quando surgiu no Fluminense e foi convocado para a seleção brasileira, o atacante já era eficaz. Porém, precisava do dobro do tempo atual marcar um gol. Em 93 jogos com a camisa do Flu, Pedro marcou 31 gols em 6367 minutos em campo - o que dá a marca de um gol a cada 205 minutos em campo . O dobro do tempo necessário em 2020 .

Raio-X do desempenho de Pedro no ano

No Flamengo, Pedro tem sido cada vez mais eficiente. Ao analisar as finalizações do time no Campeonato Brasileiro percebe-se que o atacante é quem precisa de menos tentativas para balançar as redes. Com oito gols em 29 finalizações, o camisa 21 marca um gol a cada 3,6 arremates . Gabigol e Arrascaeta estão logo atrás, com um gol a cada 6,8 e 7,3 finalizações, respectivamente.

Pedro durante entrevista ao Esporte Espetacular — Foto: Reprodução
3 de 4 Pedro durante entrevista ao Esporte Espetacular — Foto: Reprodução

Pedro durante entrevista ao Esporte Espetacular — Foto: Reprodução

Dos 16 gols de Pedro em 2020, 14 vieram de dentro da área e apenas dois de fora (da meia-lua). Para marcar esses gols, ele usou 12 vezes a perna direita, três vezes a esquerda e marcou um de cabeça.

Vale destacar ainda que o atacante é referência para empurrar a bola para a rede, mas precisa da equipe para isso. Dos 16 gols, apenas um não teve assistência de algum companheiro de elenco. Ou seja, ele depende do time para marcar seus gols.

Garçons do Pedro em 2020

Garçom Assistências para gol de Pedro
Bruno Henrique 3
Gabriel 2
Arrascaeta 2
Gerson 2
Diego 2
Filipe Luís 2
Everton Ribeiro 1
Willian Arão 1
Natan 1

Comparação com os artilheiros da hora dos últimos cinco anos

O Espião Estatístico* analisou o desempenho dos últimos cinco anos, de 2016 a 2020, para comparar os números de Pedro com outros atacantes produtivos da elite do futebol brasileiro. A marca de um gol a cada 97 minutos em campo não foi superada por nenhum atleta, que obedeceu os critérios do ranking.

No ano mágico do Flamengo de 2019, Gabriel Barbosa foi um dos destaques e marcou 43 gols naquela temporada. Com 5.320 minutos em campo, Gabigol marcou um gol a cada 123 minutos em campo - marca superior a de Pedro neste ano.

Artilheiros da hora dos últimos cinco anos na elite do futebol brasileiro

Ano Artilheiro da hora Time Minutos em campo Gols Minutos por gol
2020 Pedro Flamengo 1555 16 97
2019 Gabriel Flamengo 5320 43 123
2018 Éderson Athletico-PR 1409 10 141
2017 Gilberto São Paulo 1516 13 116
2016 Sassá Botafogo 1708 14 121

Dos últimos cinco anos, quem mais se aproxima da marca de Pedro é o atacante Gilberto. Hoje no Bahia, o centroavante marcou 13 gols pelo São Paulo em 2017. Naquele temporada, ele precisou de 116 minutos em campo para balançar a rede.

Flamenguista fanático e foto "prejudicada" com Adriano Imperador

A relação de Pedro com o Flamengo foi, primeiramente, de torcedor. E daqueles fanáticos, que chorava nas derrotas. Depois, ainda criança, vestiu a camisa rubro-negra nas categorias de base, mas acabou dispensado por ser baixinho. Já um atacante reconhecido mundialmente e com 1,86m, ele enfim conseguiu jogar pelo profissional do time do coração.

- Fico até emocionado, realizado de vestir a camisa do Flamengo profissionalmente. É um sonho que tenho desde criança. O Flamengo é meu time do coração. Hoje, podendo jogar no Maracanã, fazer gol, reconhecido pela torcida... há um tempo era eu lá na arquibancada. Não tenho nem palavras para expressar o que eu sinto.

Pedro, o dedo, e a foto com Adriano Imperador — Foto: Arquivo pessoal
4 de 4 Pedro, o dedo, e a foto com Adriano Imperador — Foto: Arquivo pessoal

Pedro, o dedo, e a foto com Adriano Imperador — Foto: Arquivo pessoal

Hoje Pedro é um dos mais queridos pela criançada rubro-negra, mas também já teve seus tempos de fã. Ele recordou da vez em que uma foto com Adriano Imperador não saiu exatamente como ele desejava.

- Lembro de ter tirado com o Bebeto, Adriano... Teve até uma história curiosa. Minha mãe tirou uma foto minha com o Adriano com aquelas máquinas antigas e o dedo dela saiu na frente do rosto dele (risos). Fiquei bolado na época, mas depois consegui tirar outra. Com Zico também já tirei. Hoje me sinto muito honrado de poder falar com eles e fazer parte dessa história.

Outros trechos da entrevista com Pedro:

Futuro no Flamengo

- É uma decisão delicada. Meus empresários estão ajustando, conversando. Mas é inegável que estou feliz e realizado no Flamengo. Me dou bem com todos. No tempo certo as coisas vão ser realizadas. É fantástico o que estou vivendo aqui. Eu vivo passo a passo. Espero poder dar sequência ( Nota: Pedro está emprestado até dezembro com valor dos direitos econômicos fixados em 12 milhões de euros ).

Convocação para Seleção e lesão

- Foi o momento mais difícil da minha carreira. Nenhum jogador pensa ficar tanto tempo parado, ainda mais no momento que eu estava, sendo o artilheiro do Brasileiro e convocado pelo Tite. Uma semana antes de me apresentar veio a lesão. Mas acho que tudo acontece com um propósito. Me serviu de amadurecimento. Hoje olhando para trás, vejo que venci a dor, a lesão. Estou feliz de poder jogar sem dor.

Desejo de voltar para Seleção

- Sempre planejo passo a passo, no momento. Não muito à frente. Mas Seleção é isso também, o jogador fazer um bom trabalho em seu clube para as coisas acontecerem. Mas é um sonho voltar e desta vez jogar. Acho que fazendo um bom trabalho no Flamengo e seguindo uma evolução as coisas vão acontecer naturalmente.

Desafios da maratona de jogos

- Tem sido uma maratona complicada. Temos que nos cuidar, estar preparados. Creio que estamos fazendo um trabalho bem feito, os jogadores estão indo bem. Esse último jogo foram só 48h de diferença, acho que nunca tinha passado por isso. Joguei 45 minutos e estou me sentindo bem. O trabalho está sendo bem feito pela comissão técnica.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Carvalho, Caio Tatesawa, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti

Fonte: Globo Esporte