Pedro está cada vez mais próximo de retornar aos gramados pelo Flamengo . Após passar por uma nova avaliação com o médico responsável por sua cirurgia no joelho esquerdo e receber a liberação para iniciar o recondicionamento físico, o atacante começou os treinamentos nesta terça-feira (25).
Afastado dos gramados desde setembro de 2024, a recuperação do atacante tem sido muito animadora. Se a previsão inicial era para um retorno só em maio, às vésperas do Mundial de Clubes , com a evolução apresentada durante o período do tratamento, o camisa 9 pode ser liberado para ser reintegrado ao elenco entre o final de março e o início de abril.
O processo de recuperação está sendo acompanhado pelo médico cirurgião Luiz Antônio Martins Vieira e o Dr. José Luiz Runco, novo diretor médico geral do Rubro-Negro.
Pedro se lesionou quando estava a serviço da seleção brasileira. No dia 4 de setembro do ano passado, em um lance sozinho, o atacante sofreu a ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
O artilheiro teve em 2024 a melhor média desde que estreou no profissional: foram 32 gols em 45 partidas, média de 0,7 por jogo. Agora, Pedro trabalha forte para poder estar à disposição do técnico Filipe Luís o quanto antes.
Confira a nota oficial do Flamengo
Na manhã desta terça-feira (25), o atacante Pedro deu mais um importante passo em sua recuperação após cirurgia no joelho esquerdo. No CT George Helal, o jogador iniciou os trabalhos de preparação física para poder reestrear pelo Flamengo.
Sob o comando do preparador físico Junior Bezerra, Pedro fez exercícios de coordenação dos movimentos, trocou passes, driblou estacas fixas e até balançou as redes dos golzinhos posicionados no campo. Antes, com a fisioterapia, fez atividades de mobilidade e força.
Sem queimar etapas, a mudança de estágio na recuperação de Pedro foi possível após avaliações que atestaram sua evolução positiva. Um trabalho realizado em conjunto entre o cirurgião que operou o atleta, os médicos do Flamengo, os fisioterapeutas do clube e, principalmente, o próprio Pedro.
"Mantivemos contato constante com o Dr. Luiz Antônio Vieira, médico que operou o Pedro e tem acompanhado a recuperação conosco. A resposta do jogador aos estímulos foi excelente, e por isso conseguimos evoluir em sua recuperação. Cada etapa foi sendo vencida e confirmada com os testes aplicados, sempre respeitando a individualidade biológica do atleta e os conceitos de ligamentização. Ainda tem muito trabalho pela frente, pois o tempo é importante neste momento, mas a expectativa é muito boa", comentou Fernando Sassaki, médico do Flamengo.
"Quando nós chegamos em janeiro, fizemos uma avaliação de todo o processo. Ele estava num estágio muito bom em termos de amplitude movimento, de força muscular já num nível bem satisfatório para que pudéssemos dar prosseguimento. Fizemos trabalhos de força, resistência e potência muscular, mas também de reeducação funcional proprioceptiva. Nós dividimos o trabalho nas últimas semanas, variando entre areia e grama, e ele sempre muito bem. A partir do momento em que foram observadas as evoluções clínica e fisioterapêutica dele, a gente entendeu que ele poderia avançar na fase da recuperação", afirmou Fabio Marcelo, coordenador de fisioterapia do Flamengo.
"Nesse primeiro momento, no campo, a gente priorizou o condicionamento físico através de gestos técnicos como condução, finalização, ainda no golzinho. Com a resposta do atleta, a gente vai progredindo com ele. Há um planejamento semanal para o Pedro, e a gente avalia a cada dia. Planeja, executa e analisa a resposta dele para ir ajustando nas sessões seguintes", explicou Diogo Linhares, preparador físico do Flamengo.
Pedro se lesionou no dia 4 de setembro de 2024, quando estava a serviço da Seleção Brasileira. Na ocasião, ele teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Iniciou a fisioterapia logo após a cirurgia e agora avança ainda mais rumo ao retorno aos gramados.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Vasco (F) - 01/03, horário a confirmar (de Brasília) - Campeonato Carioca
-
Vasco (C) - 08/03, horário a confirmar (de Brasília) - Campeonato Carioca