As chances de a torcida do Flamengo ter uma festa dupla e comemorar dois títulos num único fim de semana são grandes. Nos cálculos de probabilidade, o percentual de o rubro-negro vencer o Brasileiro no fim de semana da Libertadores é de 38%, segundo o matemático Gilcione Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para o especialista Tristão Garcia, do site Infobola, a porcentagem é um pouco menor: 31%.
URUGUAI: Flamengo pede liberação de Arrascaeta de amistosos da seleção
LIBERTA: River sai na frente do Flamengo e começa processo de venda de ingresso para final
A final contra o River Plate, marcada para Santiago, será na tarde do dia 23 de novembro, no fim de semana da 34ª rodada do Brasileiro. O Flamengo terá o jogo contra o Vasco antecipado em data a ser definida — a única brecha no calendário é nos dias 13 e 14 de novembro.
CHANCES ATUAIS DE 96%
Assim, enquanto o rubro-negro tentará o bicampeonato continental, o Palmeiras irá a campo contra o Grêmio, em São Paulo. A CBF ainda não desmembrou a rodada. A tendência é que a partida seja no domingo. Caso os times mantenham os retrospectos atuais, o rubro-negro poderá viajar para a final com ao menos 13 pontos de vantagem sobre os paulistas, e um jogo a mais. Um empate do Palmeiras em casa com o tricolor gaúcho seria o suficiente para o Flamengo comemorar o título no retorno ao Rio, pois faltariam quatro rodadas e apenas 12 pontos em disputa — o rubro-negro levaria vantagem no número de vitórias.
MANSUR : Comparar o Flamengo de Jesus com o Brasil de Tite não faz sentido
Nos números atuais, as chances de título do rubro-negro chegam a 96% a 10 rodadas do fim, de acordo com o site Infobola, contra 3% do Palmeiras e apenas 1% do Santos. Apesar de a matemática fazer parecer uma questão de tempo, as contas só passam a ver a conquista do Flamengo mais próxima a partir da 32ª rodada. Diante do Bahia, no Maracanã, são de pouco mais de 1%.
Curiosamente, o percentual sobe consideravelmente na rodada seguinte. Como jogará o clássico com o Vasco antes de enfrentar o Grêmio, dia 16 ou 17 de novembro, em Porto Alegre, as chances vão para 47,8%.
— É um cálculo que leva em consideração esse jogo antecipado. Como existe esse jogo, na rodada posterior a ele, as chances aumentam. Caso vença o Vasco, a diferença para o Palmeiras poderia ser grande, pelos menos 13 pontos. E faltariam 15 pontos em disputa. Na rodada 34, é menor, porque o Palmeiras joga uma partida e o Flamengo não — explica Gilcione Costa, responsável pelo Probabilidades do Futebol, um braço dentro do departamento de matemática da UFMG.
— De qualquer forma, são significativas as chances de título ocorrerem contra o Vasco (não no dia do jogo, mas ao fim da rodada 34) ou Grêmio — completa o matemático.
RODADA 35: CRISTALINA
O matemático pondera, no entanto, que a preparação para a final da Libertadores pode levar o Flamengo a mexer no time titular para descansar alguns jogadores. Até o momento, Jorge Jesus não tem poupado muitos atletas sistematicamente. No máximo, os tira ao longo da partida.
—Na rodada 35 (o Flamengo recebe o Ceará), a tendência do título é mais cristalina (66%) — aponta Gilcione Costa.
Para o matemático Tristão Garcia, a quatro rodadas do fim as chances são um pouco menores, de 64%.