Paes diz que 'desconsidera' estudo do Flamengo e reforça exigências da Prefeitura para construção de estádio no Gasômetro

O novo estádio do Flamengo foi um dos temas da participação de Eduardo Paes no Central das Eleições, da GloboNews, na última quarta-feira. Convidado da vez, ele revelou que o "estudo não representa muita coisa", se referindo ao projeto apresentado pelo clube para construção no terreno do Gasômetro. O atual prefeito do Rio reforçou que o rascunho do projeto apresentado pelo rubro-negro precisa de melhoras para sair do papel.

O grande ponto debatido do projeto do estádio no Gasômetro, que foi entregue para prefeitura e aos conselheiros do clube, foi a mobilidade urbana. De acordo com o atual prefeito do Rio, a ideia apresentada pelo Flamengo não seria aprovada.

"Nós temos um entendimento que ali você tem, um rodoviário, um terminal gentileza, chega VLT, BRT e ônibus. Você está a uma distância de 700 metros do metrô e trem, ou seja, tem muita oferta de transporte público. Então, se o Flamengo acha que vai chegar lá com 24 mil pessoas de transporte individual, eu tenho uma péssima notícia para dar: Não será assim", disse Paes.

Ciente de que ainda se trata de um rascunho do real projeto para construção do novo estádio, o prefeito do Rio revelou que muitos estudos ainda terão que ser feitos, como de impacto viário e de vizinhança, para que se tenha uma aprovação do mesmo.

Veja em que fase está o novo estádio:

Depois de confirmar o pagamento do valor total de R$ 138.195.000,00, feita no último dia 2, ao Município do Rio de Janeiro, e dar andamento ao processo de desapropriação do terreno do Gasômetro, o Flamengo já iniciou a segunda fase do projeto de construção de seu estádio.

A "fase 2" consiste em três meses de estudos internos para entender as demandas do estádio, previsto para ser inaugurado em 2029, com capacidade para 81 mil torcedores.

Nesta próxima fase, o Flamengo terá o setor de marketing e de patrimônio dialogando para criar os produtos relacionados ao estádio para, na fase seguinte, a terceira, promover a concorrência destes produtos para empresas interessadas em aportar recursos na obra.

Esse produtos se transformarão em contratos com os vencedores dessas concorrências, que serão escolhidos pelo Flamengo através de votação em seu Conselho Deliberativo. A obra em si e a construtora responsável por ela também passará pelo mesmo pleito.

O projeto executivo é a chamada fase quatro, com elaboração do projeto definitivo do estádio junto à construtora e os poderes públicos, uma vez que o projeto inicial básico previa uma série de melhorias para o entorno do terreno, localizado próximo ao bairro de São Cristóvão e da Zona Portuária.

A fase cinco é a obra, que tem previsão para ter início em 2025. No Conselho Deliberativo, o Flamengo informou que ela levará de três a seis anos, mas o desejo é inaugurar em 2029. Em outubro deste ano a diretoria pretende lançar a pedra fundamental, após a fase atual de estudos para a obra.

Vale lembrar que o clube viverá eleição para presidente em dezembro. Rodolfo Landim deixa o cargo e tenta emplacar o vice Rodrigo Dunshee como sucessor. Os demais candidatos são Maurício Gomes de Mattos, Luiz Eduardo Baptista e agora também Wallim Vasconcellos.

Fonte: O Globo