Em pré-temporada nos Estados Unidos, o Flamengo encara o Orlando City neste sábado (27), às 15h (de Brasília), em sua despedida antes de voltar ao Brasil. Depois de um 2023 amargo, o clube carioca tem em Tite a principal esperança de dias melhores na atual temporada.

Desde a saída de Jorge Jesus, em julho de 2020, alguns técnicos tiveram dor de cabeça para montar o estrelado elenco. Domènec Torrent, por exemplo, viu Gabigol 'torcer o nariz' quando foi sacado do time titular. Paulo Sousa entrou em atrito quando barrou Diego Alves, enquanto Jorge Sampaoli viu Pedro insatisfeito com a reserva.

Ciente de que atletas badalados ficarão fora em algum momento, sobretudo após a chegada de novas contratações, Tite deu um "recado" logo no segundo jogo de 2024 .

Em vídeo divulgado pelo Flamengo nos bastidores da vitória sobre o Philadelphia Union , Tite focou inicialmente em Carbone, jovem da base que deu um lançamento para Everton Cebolinha sofrer um pênalti, convertido por Pedro. No entanto, após elogiar os jogadores que aplaudiram a joia, Tite destacou a necessidade de uma união por um sucesso na próxima temporada.

Segundo ele, os atletas travam uma disputa pela titularidade, mas precisam um do outro no aspecto coletivo e na busca por títulos na temporada.

"O que mais gratifica um trabalho, sob a ótica de um técnico, é de oportunizar todos para jogar. Isso dá uma satisfação muito grande. É muito difícil organizar a equipe e ter a capacidade de coordenação dela e colocar para jogar. Mais importante ainda, é o aspecto solidário da equipe, quando você tem atletas jovens, que estão crescendo, erra três movimentos, você vai lá e dá a bola para ele, e depois num movimento que ele adquire confiança, faz aquilo ali (aponta para o monitor). Participa da ação criativa, os companheiros vão lá e abraçam. Essa imagem não tem preço", disse Tite, para completar.

"Quando se perde, se perde junto, quando se ganha, se ganha junto. Cada um de nós precisa do outro. A gente compete para ser titular, e a gente coopera enquanto equipe. Curtam a família de vocês, fiquem um pouco longe do técnico, para não ficar ouvindo, porque ele enche o saco, mas enche o saco para o bem. Ele diz a sua verdade para bem. Curtam lá a família e esqueçam de mim um pouquinho (risos)", complementou.

Tite tem armado um time-base do Flamengo da seguinte forma: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha. Diante desde cenário, nomes como De La Cruz, Gabigol, Bruno Henrique e David Luiz estão no banco. Vale lembrar que haverá outra disputa interessante de posição, já que Matías Viña, ex-Roma, se juntou ao elenco e vai competir pela vaga na lateral esquerda .

Próximos jogos do Flamengo:

Orlando City (F) - 27/01, 15h - amistoso

Portuguesa-RJ (F) - 27/01, 18h10 - Campeonato Carioca

Sampaio Corrêa-RJ (F) - 31/01, 21h30 - Campeonato Carioca