Campeonato Carioca , Copa do Brasil , Brasileirão , CONMEBOL Libertadores e, no meio disso, jogadores convocados para a Copa América . O calendário de 2024 será apertado para o Flamengo e poderia virar uma dor de cabeça para a comissão técnica de Tite. A solução, porém, deve vir do próprio Ninho do Urubu.

O elenco apresenta muitas opções e chegou a ser classificado pelo auxiliar César Sampaio como um "problema bom". O tema surgiu pela entrada do meio-campista Igor Jesus na vitória por 3 a 0 sobre o Bangu .

"A gente fica feliz pelo que ele (Igor Jesus) apresentou hoje. Sabíamos do desafio que seria em transportar o que ele vinha fazendo nos treinos para os jogos. Assim que nós chegamos, eu, particularmente, fiquei impressionado com ele. Teve uma lesão que retardou esse início. Veio em uma partida difícil ser o homem de referência para o setor defensivo e municiar a parte ofensiva", disse Sampaio.

"Fez um grande jogo. Quem ganha com isso é o Flamengo. Temos bons problemas ali no setor. Temos um calendário apertado lá na frente e sempre bom ter essa disputa leal por espaços", completou.

Problemas e soluções

A Copa América, que será disputada entre 20 de junho a 14 de julho, deve contar com a presença de jogadores do Flamengo: De La Cruz, Arrascaeta, Varela e Viña são opções para a seleção uruguaia; Pulgar, para a chilena; Pedro e outros, para a brasileira. No período, estão previstas nove rodadas do Brasileirão.

O Flamengo tem se mobilizado para que haja uma pausa do campeonato nacional neste período, para não ter de encarar muitas partidas com tantos desfalques. Outros clubes também estão agindo nos bastidores . Mas ainda não há uma definição.

Se o torneio não parar, a comissão de Tite terá a "sorte" de contar com um elenco bem montado. Igor Jesus, por exemplo, encheu os olhos de Sampaio atuando no lugar de Pulgar, que estava suspenso. Allan também seria opção, mas tem feito trabalho de reequilíbrio muscular.

Para o lugar de Viña, o Flamengo tem Ayrton Lucas, que chegou a ser convocado para a seleção brasileira pelo bom momento no ano passado.

No ataque as opções também são variadas, com Cebolinha, Luiz Araújo, Bruno Henrique, Pedro e Gabigol no setor. Os jovens Victor Hugo e Matheus Gonçalves, no meio, podem suprir possíveis ausências de Arrascaeta e De La Cruz.

Diretoria tenta ter jogadores à disposição

Mesmo que existam soluções para os desfalques do Flamengo, a diretoria tenta deixar os 'selecionáveis' à disposição de Tite.

O gerente Luis Carlos Azevedo relevou que os dirigentes estão em cima do assunto.

"Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Landim), pelo Bruno Spindel e pelo vice-presidente. Existe uma conversa para que os clubes tenham um prejuízo a menos nesse sentido. É um tema que está sendo tratado direto pela direção para que depois a gente tenha informações mais claras", disse, em entrevista coletiva.

Próximos jogos do Flamengo

Boavista-RJ (C): 20/02, 21h30 (de Brasília) - Campeonato Carioca

Fluminense (C): 25/02, a definir - Campeonato Carioca

Madureira (C): 02/03, a definir - Campeonato Carioca