Filipe Luís é o novo treinador do Flamengo e terá a sua primeira experiência no profissional apenas nove meses após a sua aposentadoria como jogador. O ídolo rubro-negro comandará muitos de seus ex-companheiros. E, para quem conviveu diariamente, a inteligência tática do lateral era uma das características que traziam à tona a vocação para seguir carreira no futebol como técnico.
Michael é um dos 21 atletas do elenco do Flamengo que Filipe Luís dividiu o campo como jogador. O atacante foi a primeira contratação da janela de transferências do meio do ano e, logo em seu retorno, fez questão de elogiar o ex-companheiro, que tinha acabado de ser campeão Mundial com o sub-20.
— Fili (Filipe Luís) é um cara maravilho. É um cara que já era treinador dentro do campo. Ele já falava com a gente como se fosse treinador, sabe? Teve momentos, até na época do Rogério e do Domènec, eu ouvia mais ele do que os caras. Porque a inteligência dele de futebol, na minha opinião, ia muito além da de muitos - comentou Michael em entrevista à FlaTV.
Outro jogador que nunca escondeu carinho e admiração por Filipe Luís é Gabigol. Companheiros no clube desde 2019, eles mantiveram uma relação próxima ao longo dos anos e, na despedida do ex-lateral, o atacante protagonizou uma cena emblemática: chorou copiosamente no banco de reservas do Maracanã (veja imagem abaixo) . Não à toa participou da homenagem feita pela FlaTV.
— Fili, dizer para você que como sempre falo foi uma honra jogar ao seu lado na Seleção, no Flamengo principalmente, onde foram cinco anos que a gente pode conviver bastante. Dizer que uma parte de mim também vai parar, porque você é um cara especial. Como jogador, um craque, na minha opinião um dos maiores jogadores da história do Flamengo . O Flamengo perde um grande ídolo, mas tenho certeza que fora do campo também você vai poder ajudar o Flamengo e a gente com todo seu caráter e todo o seu amor pelo futebol - comentou o camisa 99 em depoimento.
A relação entre eles também rendeu um flagra engraçado nos bastidores de 2021. Em clima leve e descontraído, Gabigol brincou com Filipe Luís e ainda cobrou a braçadeira de capitão quando o então lateral se tornasse um dia o seu treinador.
— Sabe que você vai me treinar daqui a um tempo e eu não vou te respeitar (risos). Se eu não for capitão do seu time, vou ficar p*** - completou a brincadeira com Filipe Luís.
A primeira conquista de Filipe Luís como treinador - a Copa Rio Sub-17 - rendeu inúmeras mensagens nas redes sociais. Arrascaeta publicou no Instagram parabenizando a vitória nos pênaltis em cima do Vasco, pouco antes do treinador assumir o sub-20 após a saída de Mário Jorge.
— Te parabenizo, Filipinho! Que seja o primeiro (título) de muitos! - escreveu o uruguaio.
Do atual elenco, apenas Léo Ortiz, Viña, Evertton Araújo, De la Cruz, Alcaraz, Carlinhos e Plata não dividiram os treinamentos com Filipe Luís. Alex Sandro tem uma relação antiga com o ex-lateral visto que ambos vestiram a camisa da seleção brasileira nas convocações.
Alex Sandro, inclusive, é uma das recentes contratações do Flamengo e, em sua primeira ação como jogador do clube, enalteceu a carreira de Filipe Luís e definiu o ex-jogador como sua inspiração. E a troca foi recíproca já que Filipe Luís apareceu nas redes sociais para elogiar a chegada do amigo.
- Filipe Luís é um irmão para mim. Profissional que sempre respeitei, sempre foi meu espelho. Não só na Seleção, mas no Atlético de Madrid. Sempre olhava como o Filipe jogava porque sempre quis aprender ao máximo com todos que conheço. Filipe Luís, muito obrigado. Nos vemos por aí - comentou Alex Sandro ainda no aeroporto.
Filipe Luís viveu na última segunda-feira o seu primeiro dia como treinador de seus ex-companheiros. A estreia será na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Corinthians, pela primeira semifinal da Copa do Brasil. Sem tempo a perder, o ex-lateral já iniciou a preparação antes mesmo de chegar ao Ninho. Ele levou material com longos vídeos do adversário para mostrar aos jogadores e projetar a partida.
O Flamengo anunciou a demissão do técnico Tite na manhã de segunda-feira e, na mesma nota, anunciou Filipe Luís como treinador interino. A ideia do Rubro-Negro é costurar um contrato até o fim de 2025, e iniciou o planejamento com a organização da nova comissão técnica do profissional.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv