Quando o Flamengo entrar em campo contra o Atlético-GO neste domingo (28), no Maracanã, a partir das 16h (de Brasília), o técnico Tite consolidará uma marca que apenas dois técnicos conseguiram pelo clube nos últimos 15 anos.
Somente Vanderlei Luxemburgo, em 2011, e Domenec Torrent, em 2020, começaram o Brasileirão comandando a equipe e ainda estavam à beira do gramado no início do segundo turno. Mas apenas o brasileiro ficou até o fim da competição, levando o Flamengo ao quarto lugar.
O duelo deste domingo é válido pela 20ª rodada -- a que abre o segundo turno. No caso de Domenec Torrent, foi justamente após a 20ª rodada da competição que ele deixou o clube, demitido após sofrer uma goleada por 4 a 0 para o Atlético-MG . Na sequência, Rogério Ceni assumiu a equipe e conquistou o título.
No ano anterior, na campanha vitoriosa de 2019, Abel Braga era o comandante na estreia do torneio e pediu demissão antes da sétima rodada. Jorge Jesus, que foi campeão, estreou na 10ª rodada.
Em 2016, Zé Ricardo fez quase o campeonato completo à frente da equipe. O treinador assumiu na terceira rodada e ficou até o fim, terminando em terceiro. Nas duas primeiras rodadas, porém, o comandante era Muricy Ramalho.
Tite foi anunciado pelo Flamengo no dia 9 de outubro do ano passado. Ele estreou na 27ª rodada do Brasileirão de 2023, que terminou com o Rubro-Negro em quarto.
Agora, neste domingo, o comandante dará o passo inicial no segundo turno de 2024. Das 19 primeiras rodadas, há ainda uma partida atrasada: contra o Internacional . Nos outros 18 jogos, foram 11 vitórias, quatro empates e três derrotas.
O time carioca está na segunda colocação, com 37 pontos, atrás apenas do Botafogo , que tem 40.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Atlético-GO (C) - 28/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
-
Palmeiras (F) - 31/07, 20h (de Brasília) - Brasileirão
-
São Paulo (F) - 03/08, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil