Amor tem lógica? Essa resposta, diferentemente da matemática, não é exata. Mas em alguns casos existe uma fórmula, um cálculo exato, para chegar a um resultado que tem o mesmo significado de amor para Seu Carlos. Aos 76 anos, Carlos Campos, professor de matemática, criou uma equação que o resultado é "amor", mas escrito de outra forma, com apenas três letras: "FLA". Uma vez, no dia dos namorados, viu uma equação cujo resultado era "amo-te", e decidiu fazer uma para o Flamengo .
Carlos Campos, 76 anos, flamenguista e professor de matemática — Foto: Reprodução/TV Globo
"Há muito tempo, eu vi uma equação no dia dos namorados, o resultado era bonito, acabava em "amo-te". Aí eu pensei: tenho que fazer uma para o Flamengo , que é mais importante. Montei a equação e no final acabava assim: x= Fla + Flu - Flu, ou seja Fluminense sempre eliminado, e no final dava Flamengo , a garotada foi a loucura".
Seu Carlos resolve equação cujo resultado é "FLA" — Foto: Reprodução/TV Globo
O professor sempre usou o amor pelo clube para se aproximar dos alunos. Ele conta que criava estratégias para incluir o Flamengo nas aulas, dando até ponto extra aos alunos que desenhassem o escudo do clube no verso da prova. Mas o resultado da equação e o desenho dos escudos deixaram os quadros, saíram da sala de aula e foram parar na pele do Seu Carlos. Ao todo são 17 tatuagens do time do coração, e não vai parar por aí.
"Mina filha é toda tatuada, mas não do Flamengo . E eu disse: não faz tatuagem, coisa horrorosa, vai sujar sua pele. Mas pensei: se um dia eu fizer, vai ser do Flamengo . Fiz uma, coisa linda, não vou parar nessa não. Aí foi uma, duas, três, quatro. E quando perguntam "está doendo?", eu digo que tatuagem dói, mas dói muito mais a derrota do Flamengo ".
Seu Carlos viralizou nas redes sociais ao voltar do Maracanã. A torcida começou a brincar com o fanatismo do professor de matemática pelo time, pois carregava literalmente as cores do Flamengo no corpo. Ele conta que, desde então, recebe toda hora um pedido de foto, conta a história, fala dos filhos e do amor pelo clube.
Mas o Flamengo não está presentes apenas no corpo. Em Araruama, Seu Carlos tem uma casa que transborda as cores da equipe. São bandeiras penduradas, as cores do clube na parede, enfeitou o salão de sinuca, a churrasqueira, e aos poucos as cores foram tomando conta da casa. O professor também conta que as pessoas passam pela residência e pedem para tirar fotos, e que o local ficou conhecido como a "casa do Flamengo ".
Salão de sinuca da casa do Seu Carlos em Araruama, um dos cômodos personalizados de Flamengo — Foto: Reprodução/TV Globo
- Minha casa sempre foi do Flamengo . Mas na época, minha esposa era tricolor. Não podia botar nada de Flamengo , só um escudinho ou outro. Ela faleceu, e eu casei com uma flamenguista. Aí disparou. Bandeira aqui, bandeira acolá, comecei a pintar tudo. Cada ano vai aumentado, para mim preto e vermelho é tudo.
Curiosamente, a torcida rubro-negra passou a ter dois ilustres professores tatuados. Isso porque, desde o dia 17 de abril , Jorge Sampaoli assumiu o comando da equipe. As tatuagens também são características marcantes do treinador. Neste sábado o Flamengo encerra a preparação para o clássico contra o Botafogo, no domingo (30), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. A partida terá transmissão da TV Globo e do Premiere.
O podcast ge Flamengo está disponível nas seguintes plataformas:
- 🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
- 🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
- 🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
- 🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
- ▶️ Dá o play!
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv