Neymar e Flamengo , não é de hoje que esse "namoro" acontece publicamente e empolga a torcida rubro-negra. A presença no Maracanã na última quinta-feira, na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, foi só mais um capítulo dessa relação. O ge preparou uma linha do tempo desde o primeiro "flerte". Veja abaixo :
Antes do início das Olimpíadas do Rio de Janeiro, Neymar deu uma entrevista coletiva pela seleção brasileira olímpica na Granja Comary. Nela, o craque foi questionado se era verdade que seu pai tinha o sonho de vê-lo jogando no Flamengo e negou a história . Mas mandou um recado para a torcida rubro-negra:
- Não é verdade, não é sonho dele. Mas seria uma grande honra jogar no Flamengo , um dos maiores times do Brasil e do mundo. Nação rubro-negra, um grande beijo. Mas ainda não tem nada certo (risos).
O Flamengo , que já tinha retribuído o "beijo" nas redes sociais, resolveu entregar uma camisa personalizada para o atacante para aproveitar o treino da seleção no Ninho do Urubu. Mas para isso, a diretoria rubro-negra teve de driblar uma guerra de patrocinadores antes de fazer o mimo, já que alguns eram concorrentes da CBF. Na primeira vez do craque no CT do clube, ele fez uma foto ao lado da imagem do Alan Patrick, com quem jogou no Santos, no vestiário.
No fim daquele ano, Neymar aceitou o convite de Zico para o jogo beneficente no Maracanã. Ele atuou no mesmo time do ídolo rubro-negro e agitou a torcida no estádio. Na saída de campo, foi questionado se um dia o torcedor poderia vê-lo no Flamengo e respondeu:
- Quem sabe? Seria uma grande honra jogar no Flamengo e estar aqui todos os dias. É um time que eu tenho vontade de jogar.
No aniversário de 26 anos de Neymar, um dos seus parças fez uma postagem para dar parabéns ao amigo no Instagram e usou uma foto do atacante segurando a camisa do Flamengo .
No ano seguinte, a relação entre Neymar e Santos estava estremecida. O atacante, então no Barcelona, revelou em entrevista ao Esporte Interativo uma briga judicial com o clube. Por outro lado, ele reforçou o carinho pelo Flamengo :
- Eu tenho muita vontade de jogar no Flamengo . Maracanã lotado, Libertadores...
Neymar recebeu Luciano Huck e um fã para um bate-papo no estádio Camp Nou. Na entrevista, que foi ao ar no Caldeirão do Huck, o craque foiq uestionado sobre qual clube no Brasil gostaria de jogar além do Santos e por quê:
Dois anos depois, Neymar reforçou o seu desejo em entrevista à Fox Sports, mesmo já tendo feito "as pazes" com o Santos:
- Eu sempre falei do Flamengo . Eu não sei por que. Acho que foi pela torcida que sei que eles têm. Tenho uma certa vontade de sentir como é ser jogador do Flamengo . Jogar no Maracanã e tudo mais. Mas eu tenho um amor que é inexplicável pelo Santos. Com certeza, quando eu voltar ao Brasil, passarei pelo Santos novamente.
Poucos meses depois, o Flamengo contratou Filipe Luís, que postou uma foto criança com a camisa rubro-negra em seu Instagram. E entre os vários comentários que a publicação recebeu, um foi de Neymar, que escreveu: "É do MENGÃOOOO... Boa sorte irmão!", disse o atacante já no PSG.
Na final da Libertadores daquele ano, o Flamengo venceu de virada o River Plate por 2 a 1 em um jogo emocionante, com dois gols de Gabigol nos minutos finais. Neymar estava na torcida e não escondeu sua alegria nas redes sociais fazendo a tradicional comemoração do atacante erguendo os braços: "Hoje teve dois do @gabigol", escreveu na foto.
Dois anos depois, Neymar voltou a aparecer em foto com uma camisa do Flamengo . Desta vez, foi o promoter David Brazil, amigo do craque do PSG, que postou a imagem. No Dia da Mentira, ele fez uma brincadeira anunciando o camisa 10 como "nova contratação do Mengão".
No mesmo mês, Neymar interagiu com seus seguidores nas redes sociais com um "desafio" onde só poderia responder com "sim", "não", "talvez" e "nunca". Questionado se jogaria no Flamengo , postou uma foto vestindo a camisa rubro-negra e respondeu "talvez" junto de dois emojis sorrindo.
Cerca de um ano depois, Neymar participou de uma live com Diego Ribas e lembrou da emoção que sentiu com a virada do Flamengo sobre o River Plate na final da Libertadores de 2019:
- A final da Libertadores de vocês vi aqui em casa com dois amigos, torcendo pelo Flamengo , claro. Tinha um flamenguista fanático aqui. Faltando dois minutos, Gabriel acha o gol. No segundo gol, ficamos malucos e começamos a gritar. Falei: "Caraca, acho que sou flamenguista" (risos). Jogávamos travesseiro para cima. Não é por ser o Flamengo , acho que foi mais pelos jogadores que tinham no Flamengo . A maioria que está no Flamengo é meu amigo ou conhecido de Seleção. A gente torce pelos nossos amigos, e ver a felicidade de vocês foi incrível. Foi como se eu tivesse participado do título, tanto que eu liguei para o Gabriel. Fizeram história, e eu e meu pai pulamos abraçados aqui.
No ano passado, Neymar voltou a falar de Flamengo em uma live, desta vez com um influenciador alemão chamado Fiago. Ele perguntou ao craque qual estádio sentiu a melhor atmosfera e onde a torcida fazia mais barulho, e a resposta do atacante foi a torcida rubro-negra.
Meses depois, passou a circular um vídeo nas redes sociais em que mostra mais uma declaração de Neymar pelo Flamengo . O atacante do PSG estava no Rio de Janeiro para um show de seu amigo Thiaguinho e foi filmado autografando a camisa de uma pequena rubro-negra. Antes de assinar, ele falou para ela: "Eu também sou Mengão, tá?"
Nesta semana, Neymar voltou a aparecer nas redes sociais com uma camisa do Flamengo , desta vez com o nome de Gabi às costas, enquanto fazia bicicleta na academia. Gabigol compartilhou a publicação e escreveu: "Combinou muito".
O último capítulo (por enquanto) dessa relação aconteceu na quinta-feira. O craque recebeu convite de Gabigol e foi ao Maracanã, acompanhou a vitória sobre o Grêmio e foi ao vestiário após o jogo e interagiu com os jogadores. Ainda no estádio, falou com a FlaTV, canal oficial do clube no YouTube:
- Sempre falei isso (que quer jogar no Flamengo ). Óbvio que o Flamengo é o meu segundo time do coração, porque meu primeiro é o Santos. Com todo o respeito ao time que me criou e do qual sou fã desde pequeno, mas tenho um carinho muito grande pelo Flamengo e óbvio que seria um prazer enorme se um dia eu pudesse jogar aqui. Não sei (se um dia jogará), isso só Deus sabe. Ainda tenho contrato no Al-Hilal, ainda estou por lá, mas não sei. O futuro ninguém sabe - afirmou.
Atualmente no Al Hilal, time de Jorge Jesus na Arábia Saudita, Neymar se recupera de lesão e tem contrato até 2025. Questionado pela imprensa na saída do Maracanã se a relação está estreitando com o craque, o vice-presidente de futebol do Flamengo , Marcos Braz, esfriou o sonho:
- Não, não tem relação estreitando. Eu sei onde quer chegar com essa pergunta (risos). Acho que qualquer jogador do tamanho dele seria sempre bem-vindo aqui, mas o Neymar tem contrato ainda longo onde ele está. Nesse momento, é muita loucura pensar em contratação, é até injusto a gente chegar e fazer qualquer brincadeira em relação a isso. Agora, estamos muito felizes com a visita dele, um cara alegre, contagiante. E tomara que tenha uma recuperação e volte a ajudar a seleção brasileira.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv