O apresentador e ex-jogador Neto, conhecido por suas opiniões contundentes, manifestou sua indignação em relação à arbitragem da partida entre Flamengo e Estudiantes, que ocorreu nas quartas de final da Libertadores. Durante a edição desta sexta-feira (19) do programa "Os Donos da Bola", transmitido pela Band, o ídolo corintiano não poupou palavras ao classificar os erros cometidos contra o Mengão como "um dos maiores roubos da Libertadores".
A principal fonte da revolta de Neto foi um lance polêmico que aconteceu na partida realizada na última quinta-feira (19), no Maracanã. O atacante do Flamengo, Gonzalo Plata, foi alvo de uma falta dura por parte de um defensor do time argentino. Para a surpresa de todos, o árbitro colombiano Andrés Rojas decidiu expulsar o equatoriano. Neto não hesitou em criticar a decisão: "Ele (Plata) sofreu a falta e os caras expulsaram o cara do Flamengo. Isso é roubo, isso é uma vergonha. Pô, o que fizeram com o Flamengo ontem no Maracanã é um dos maiores roubos da Libertadores. Teve um pênalti antes. Isso é roubo, rapaz. O VAR não pode deixar passar. Não pode deixar passar e isso ferrou o Flamengo", esbravejou o apresentador.
Além da expulsão contestada, Neto também mencionou um possível pênalti que não foi marcado a favor do Flamengo. Momentos antes do lance que resultou no cartão vermelho para Plata, a bola teria tocado na mão de um jogador do Estudiantes dentro da área, mas o árbitro de vídeo (VAR) não recomendou a revisão do lance.
Em uma reavaliação da jogada, a Conmebol reconheceu o erro da arbitragem de campo e anunciou a anulação do cartão vermelho aplicado a Gonzalo Plata. Com essa decisão, o atacante equatoriano está liberado para participar da partida de volta. O Flamengo, que viaja para a Argentina com uma vantagem mínima no placar agregado, se prepara para a segunda e decisiva partida contra o Estudiantes, marcada para a próxima quinta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio UNO, em La Plata.
Com o resultado obtido no Maracanã, o Rubro-Negro precisa apenas de um empate para garantir sua vaga na semifinal da competição continental. Caso sofra uma derrota por um gol de diferença, a decisão será definida nas cobranças de pênaltis. Antes desse confronto, o Mengão também se prepara para um importante duelo no Brasileirão, onde enfrentará o Vasco no Clássico dos Milhões, que ocorrerá neste domingo (21), às 17h30 (horário de Brasília).