A Fifa prepara uma novidade visando o Mundial de Clubes de 2025, que acontece de 15 de junho a 13 julho de 2025, nos Estados Unidos: uma nova janela de transferências visando movimentar o mercado entre os clubes participantes da competição.
O período vigente será entre 1 e 10 de junho, com objetivo dos 32 times envolvidos na disputa possam reforçar seus elencos e até mesmo renovar contratos que expirem durante a realização da competição.
De acordo com a nota da entidade máxima do futebol mundial, a medida serve para “encorajar os clubes e jogadores cujos contratos estão expirando para que encontrem uma solução apropriada que facilite a participação dos mesmos, e proporciona as melhores condições possíveis para que todos os 32 times e os melhores atletas do mundo brilhem no mais alto nível.”
Porém, a adesão à novidade ficará a cargo de cada federação associada à Fifa. Ou seja, no Brasil, adotar ou não a nova janela será responsabilidade da CBF.
“Medidas que favoreçam a competitividade é sempre um ponto de crescimento dentro do cenário do futebol. Esta nova janela visa promover ainda mais o Mundial de Clubes e gerar um equilíbrio maior entre as equipes que vão disputar", afirma Claudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management Brasil , empresa especializada no gerenciamento da carreira de atletas.
No Brasil, Flamengo , Palmeiras e Fluminense , últimos campeões da CONMEBOL Libertadores , estão garantidos na disputa. Atlético-MG e Botafogo , semifinalistas da atual edição, buscam a vaga. Somente o campeão fica com ela.
"É uma competição que justifica qualquer esforço para que estejam nela o maior número daqueles que são tidos como os melhores do mundo. É uma mobilização de ordem comercial, mas que vai gerar também um benefício técnico para o torneio, sem dúvidas. Será um momento único para muitos clubes, e não faltarão patrocinadores dispostos a financiar contratações de um patamar que esses clubes nunca fizeram antes. Medida acertada", afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil , empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, que gerencia a carreira de centenas de atletas.
O novo Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos com 32 times divididos em oito chaves de quatro equipes. Na edição de 2025 nos Estados Unidos, 12 estádios em 11 cidades distintas receberão os jogos. A decisão será no MetLife Stadium, em Nova York, mesmo local da final da Copa do Mundo de 2026.