A grave lesão de Pedro fez o Flamengo mudar os planos e voltar a olhar para o mercado em busca de um atacante. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o clube carioca abriu conversas por Anthony Martial .

Pensando nisso, o ESPN.com.br separou quatro curiosidades envolvendo a carreira do atacante francês para o Rubro-Negro ficar por dentro do possível reforço.

Números da carreira

Revelado pelo Lyon , Martial ganhou notoriedade na Europa com a camisa do Monaco . Pela equipe francesa, despontou na temporada 2014-15 ao marcar 12 gols em 48 jogos.

Ao deixar a França, atuou por Manchester United , seu último clube, e um breve empréstimo ao Sevilla .

Em 12 temporadas como profissional, incluindo os números pela seleção francesa, o atacante soma 433 jogos e 108 gols, além de seis títulos conquistados.

O francês de 28 anos está livre no mercado após o fim do vínculo com os Red Devils , onde teve contrato entre 2015 e 2024, marcando 90 gols em 317 jogos.

Comparações a Henry

Em 2015, aos 19 anos, Martial deixou o Monaco rumo à Premier League , roteiro semelhante ao de Thierry Henry, que saiu do clube do principado aos 22 anos para jogar no Arsenal.

"Ele é rápido, mas será que pode marcar muitos gols? Eu não sei porque ele só tem 52 jogos. Então é estranho para mim dizer, mas é uma enorme aposta que você precisa tomar hoje em dia pela situação que está o Manchester United", disse Henry, na época.

A contratação fez do jovem Martial por 36 milhões de libras o fez se tornar, na época, o jovem sub-20 mais caro da história, ultrapassando os brasileiros Marquinhos e Lucas Moura, do Paris Saint-Germain , e Wayne Rooney, do próprio Manchester United.

Sequência de lesões no Manchester United

Se o Flamengo busca um novo atacante por conta da lesão grave de Pedro, Martial viveu altos e baixos com a camisa do Manchester United justamente por conta de muitos problemas físicos.

Ao longo das nove temporadas em que teve contrato com o clube inglês, o francês teve 22 lesões ao todo.

Os problemas fizeram o atacante ficar fora de combate, somando todos, por 91 jogos e 505 dias.

Martial foi chamado de 'criança mimada' por Mourinho

Em 2018, Anthony Martial entrou em rota de colisão com José Mourinho, na época treinador do Manchester United, e foi criticado publicamente pelo português junto com outros atletas do clube.

"Falta maturidade a eles. E quando falo em maturidade, quero dizer em um nível pessoal. Antes tínhamos mais homens, os jogadores eram mais maduros e agora eles são crianças mimadas. Estou falando de Shaw, Lingard, Martial e Rashford. O ambiente no qual eles cresceram é diferente, as pessoas agora criam desculpas para tudo. Todos eles são jovens e com grande potencial mas, no fim das contas, tudo se resume a uma palavra que usam bastante mas não sei se é a certa... Personalidade. Acredito que falta a eles um pouco disso", afirmou o técnico, em entrevista ao canal Univison .

Martial recebe maior contrato da história de clube grego

Sem contrato desde que ficou livre no mercado, Martial foi cobiçado pelo AEK Atenas , da Grécia. O clube grego, inclusive, ofereceu valores superiores a 2,5 milhões de euros anuais (R$ 15,5 milhões) , o que representaria o maior salário já recebido por um atleta na equipe.

No entanto, o astro francês ainda não tomou uma decisão sobre o que fará com a carreira.

Como está sem contrato há algum tempo, Anthony Martial se enquadraria no perfil restrito de jogadores que ainda podem ser contratados no Brasil após o encerramento da janela de transferências.

Segundo detalha o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF, os clubes brasileiros ainda podem contratar, mas apenas atletas que estavam sem contrato ou que ficaram livres no mercado até a última segunda-feira (02).

Atletas que encerrarem seus vínculos a partir de 3 de setembro ficam barrados nessa regra.

Mas mesmo com essa brecha, ainda existe outro ponto ao qual os times precisam ter atenção extra se ainda estiverem pensando em “negócios de última hora”: o prazo para a inscrição de cada competição ainda em curso.

Os clubes que disputam a Copa do Brasil podem adicionar jogadores até a próxima segunda-feira, 09 de setembro , antes do início da fase quartas de final.

Nessa mesma data ainda será possível inscrever na CBF a lista de 50 jogadores para a disputa do Campeonato Brasileiro . A relação pode sofrer até oito alterações até 20 de setembro.

Para times que disputem a CONMEBOL Libertadores ou a CONMEBOL Sul-Americana existe a possibilidade de até três mudanças na lista de inscritos, que deve ser oficializada até a sexta-feira, 13 de setembro.

Próximos jogos do Flamengo