
Guerrero é mais um atleta punido por uso de doping na história do esporte. Em todas as modalidades, há punições de ídolos a jogadores renomados. O LANCE! traz os casos mais emblemáticos da história. Confira!
(Mauro Horita/Lancepress! / Arquivo / Ari Ferreira/Lancepress! / Wagner Meier/Lancepress!)

Na manhã desta sexta-feira, foi anunciado que GUERRERO ficará por um ano fora dos gramados devido a doping. A substância benzoilecgonina, um metabólito de cocaína, foi ingerida durante a partida entre Peru e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa de 2018.
(Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/Lancepress!)

Em 2016, ALECSANDRO foi flagrado no antidoping quando defendia o Palmeiras. Porém, depois de ser suspenso por dois anos por uso de agentes anabólitos, o atacante obteve sua absolvição e voltou aos gramados.
(Foto: Agência Palmeiras)

NILTON, ao lado de WELLINGTON MARTINS, ficaram suspensos por cinco meses pelo uso de hidrocolortiazida e clorotiazida. Os volantes do Inter cumpriram as punições.
Nilton - Internacional (foto:Ricardo Rimoli/LANCE!Press)

Quando defendia o Vasco, CARLOS ALBERTO foi flagrado por uso de doping. Após, inicialmente, ser punido por um ano devido a uso de Hidrocloratiazida e Carboxi-Tamoxifeno, obteve sua absolvição na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
(Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

Em 2013, MICHAEL foi suspenso por 16 meses devido ao uso de cocaína, quando jogava no Fluminense.
Foto: Divulgação

JOBSON já fora pego por uso de doping duas vezes, devido ao uso de cocaína. Porém, quando estava no futebol árabe, obteve uma punição drástica: ao recusar-se a fazer um exame antidoping, foi punido com quatro anos longe dos gramados.
(Foto: Gilvan de Souza/Lancepress!)

No ano de 2008, DODÔ foi punido com dois anos de suspensão por utilizar uma substância a substância femproporex em uma partida no ano anterior. O atacante chegou a voltar aos gramados após o gancho.
Dodô - Fluminense (Foto: Pedro Kirilos/Photocamera)

Em 2007, ROMÁRIO foi flagrado no exame antidoping por uso de finasterida (utilizada em remédio para calvície). O uso da substância e a punição de 120 dias de suspensão o fez encerrar sua carreira no Vasco.
Reprodução

RENATO SILVA foi suspenso por 120 dias. O zagueiro, que na época estava no Fluminense, foi afastado por uso de maconha em 2007.
(Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Em 2001, JÚNIOR BAIANO (com a camisa 4 na foto) foi suspenso por 120 dias quando defendia o Vasco. O zagueiro jogou dopado na final da Copa João Havelange, contra o São Caetano: o exame de antidoping comprovou que ele usou substância derivada de cocaína.
(Foto: Cleber Mendes / Arquivo Lance!)

No ano de 1996, DINEI foi pego no exame antidoping. O atacante, que na época jogava no Corinthians, admitiu que cheirava cocaína. Foi afastado por 240 dias.
(Foto: Daniel Augusto Jr /Lance!)

Em 1984, MÁRIO SÉRGIO foi flagrado por uso de anfetamina. O saudoso meia, que jogava no Palmeiras, ficou fora dos gramados por três meses.
(Foto: Reprodução)

Na Copa de 1994, MARADONA foi flagrado por uso de efedrina, quando defendia a Argentina. Foi punido com 15 meses de suspensão.
(Foto: Intercontinetal Press / Arquivo Lance!)

No ano de 2002, o jogador de vôlei GIBA foi flagrado por uso de maconha, quando atuava na Itália. Foi suspenso por oito partidas.
Divulgação

A ginasta DAIANE DOS SANTOS foi suspensa por cinco meses devido ao uso de furosemida, no ano de 2009.
(Foto: Reprodução/Canal Furnas)

Em 2004, MAURREN MAGGI foi suspensa por dois anos devido ao flagra da substância clostebol (que aumenta a força muscular). Mesmo afirmando que a substância estava em um creme cicatrizante para depilação, ela ficou longe do esporte.
(Foto: Divulgação)

A nadadora REBECA GUSMÃO teve de devolver suas quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2007, devido ao uso de anabolizantes que aumentavam seu índice de testosterona. Acabou banida do esporte.
(Foto: Satiro Sodre/Arquivo Lance!)

A heptatleta LUCIMARA SILVESTRE ficou dois anos fora do esporte, por resultado positivo para EPO, eritropoetina recombinante, hormônio que oxigena o sangue. A culpa recaiu sobre o então técnico Jayme Netto, pois outras quatro atletas também foram flagradas.
(Foto: Divulgação/COB)

O corredor BEN JOHNSON, três dias depois de conquistar o ouro nos 100m rasos nos Jogos Olímpicos de Seul, teve de devolver a medalha. O exame antidoping flagrou que o atleta usara anabolizantes.
(Foto:AFP)

O ciclista LANCE ARMSTRONG confessou uso de anabolizantes e, além de devolver seus prêmios, foi banido do esporte.
Lance Armstrong (Foto:AFP)

Pego duas vezes no exame antidoping, o lutador ANDERSON SILVA está banido do UFC atualmente. Na primeira, em 2015, foram diagnosticados os usos de drostanolona e androsterona. Dois anos depois, veio a segunda punição.
(FOTO: Reprodução/UFC)
X
Fechar