Matheus Sávio, cria do Flamengo, sonha com reencontro no Mundial: "Quero jogar contra os melhores”

publicidade

De cria do Flamengo a um dos grandes destaques do futebol japonês, Matheus Sávio vive o auge da carreira. Aos 27 anos, o jogador se firmou como um dos principais jogadores do Campeonato Japonês, a J-League e, em 2024, foi eleito o melhor meio-campista da competição. No Urawa Red Diamonds, ele se prepara para disputar o Mundial de Clubes e não esconde o desejo de enfrentar o Flamengo, clube que o revelou, como fala ao ge .

Matheus Savio recebendo o prêmio de melhor meia do campeonato japonês. — Foto: J.LEAGUE/J.LEAGUE via Getty Images

Com a conquista da Liga dos Campeões da Ásia em 2022, o Urawa Red Diamonds garantiu uma vaga na competição, onde enfrenta River Plate, Monterrey e Internazionale no Grupo E. Se avançar, Matheus pode cruzar com um clube brasileiro, e a ideia de enfrentar o Flamengo o motiva.

Seria uma honra poder passar de fase e jogar contra um time brasileiro. Entre as equipes que estarão lá, enfrentar o Flamengo seria especial pelo que vivi no clube e pela gratidão que tenho. É uma grande equipe, e esses desafios nos movem. Quero jogar contra os melhores e estar entre os melhores "
— Matheus Savio

Sobre a disputa do torneio internacional, Matheus Sávio garante que o Urawa Red Diamonds não viajará apenas para participar.

— Sabemos que será difícil, pois enfrentaremos times muito qualificados, como River Plate, Monterrey e Internazionale. Mas temos que ser confiantes. Estamos representando uma grande instituição e trabalhando forte para fazer uma grande competição. Nosso objetivo não é apenas cumprir tabela, mas competir de verdade e buscar a classificação — ressaltou.

Sávio chegou ao futebol japonês em 2019, quando assinou com o Kashiwa Reysol. Em seis temporadas, venceu o título da segunda divisão e o foi reconhecido como melhor meia da elite. Transferido para o Urawa, ele encara um novo desafio com grandes expectativas.

— Cheguei este ano com um novo objetivo, um novo clube. Ainda estamos nos primeiros meses de trabalho e não começamos como queríamos no campeonato, mas temos tempo para evoluir. O Urawa é um time com muita tradição e tem tudo para brigar por títulos. Sabemos da responsabilidade de jogar no clube com a maior torcida do Japão e queremos melhorar nosso desempenho — destacou.

Formado nas categorias de base do Flamengo, Matheus disputou 25 jogos pelo time profissional, marcou quatro gols e conquistou títulos como a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016 e o Campeonato Carioca de 2017.

Aos 17 anos, quando subi para o profissional, tudo aconteceu muito rápido. Talvez eu não tenha aproveitado a oportunidade da melhor maneira, mas isso foi um aprendizado. Acredito que Deus faz as coisas no momento certo para nos ensinar. Hoje, me sinto no auge da minha carreira e muito feliz no Japão"
— Matheus Martins

Matheus Savio, Flamengo x Botafogo — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Além da boa fase no futebol, Matheus também celebra um momento especial na vida pessoal. Recentemente, ele e sua esposa, Emely, tiveram a segunda filha, Betina, que se juntou ao primogênito, Benjamin. Para ele, a paternidade tem sido uma grande motivação.

— Acho que é a maior felicidade do mundo. A chegada dos meus filhos mudou a minha vida, a da minha esposa e da minha família. Quero ser um exemplo para eles e deixá-los orgulhosos. Isso reflete dentro de campo também. Quando a gente está feliz, nossa família também está, e isso nos dá força para trabalhar com dedicação — completou.

Sobre as diferenças entre o futebol brasileiro e o japonês, Matheus destacou a intensidade do jogo no Japão como o principal fator. Segundo ele, há diversos elementos que influenciam essa característica, sendo um deles a qualidade dos gramados, sempre em perfeitas condições, o que favorece um jogo mais rápido. Além disso, a disciplina dos jogadores japoneses, a cultura tática e a busca constante pela perfeição chamaram sua atenção.

Mesmo satisfeito no Japão, Matheus não descarta um retorno ao Brasil no futuro. Para ele, no futebol, é preciso aproveitar o momento. Atualmente, sente que está no auge da carreira, acaba de mudar de clube e assinou um contrato longo, com objetivos a cumprir.

– Se eu dissesse “nunca”, seria uma palavra muito forte. No futebol, precisamos aproveitar o momento. Hoje, me sinto no auge da carreira, acabei de mudar de clube e assinei um contrato longo. Estou muito feliz e tenho objetivos a cumprir aqui. No curto prazo, não penso em voltar, mas não descarto a possibilidade no futuro. O Campeonato Brasileiro tem um nível muito alto, com grandes jogadores, e sempre será uma opção.

Matheus Savio pelo Urawa Red Diamonds. — Foto: Hiroki Watanabe/Getty Images

Matheus Savio entra em campo novamente, pelo Urawa Red Diamonds, nesta quarta-feira, às 7h30 (de Brasília), contra o Shimizu S-Pulse, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Japonês. Na última rodada, o time comandado por Maciej Skorża, que ocupa a 13° colocação com 7 pontos, empatou com Cerezo Osaka.

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

Quem são os garotos inscritos pelo Flamengo na Libertadores? Conheça as novidades da lista

Quem são os garotos inscritos pelo Flamengo na Libertadores? Conheça as novidades da lista

Depois de estrear no Campeonato Brasileiro, o Flamengo inicia sua caminhada em busca do tetra da Libertadores nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Deportivo...

Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Libertadores

Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Libertadores

Nesta quinta-feira (3), o Flamengo inicia sua campanha na CONMEBOL Libertadores visitando o Deportivo Táchira , da Venezuela, às 21h30 (de Brasília), pela 1ª rodada do...

Justiça determina uso de tornozeleira eletrônica para ex-conselheiro do Flamengo por ataque homofóbico a Bap

Justiça determina uso de tornozeleira eletrônica para ex-conselheiro do Flamengo por ataque homofóbico a Bap

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do Flamengo , apresentou na última quarta-feira, um pedido de prisão preventiva contra José Carlos Izidro Pereira, mais conhecido como...

Bap, presidente do Flamengo, sugere emanda antirracista ao estatuto do clube

Bap, presidente do Flamengo, sugere emanda antirracista ao estatuto do clube

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, encaminhou uma proposta mudança do Estatuto Social do clube ao presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, na...

Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

O Flamengo dá a largada em busca do quarto título da Libertadores nesta quinta-feira, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Esta é a 21ª participação rubro-negra...