Marinho reencontra o Santos ainda em busca de sucesso no Flamengo

Santos e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta será a primeira vez que o atacante Marinho, que deixou o Peixe no início do ano, volta à Vila Belmiro, onde atuou por três temporadas e deixou saudades.

Marinho ficou no Santos de 2019 ao início de 2022, mas sequer entrou em campo na atual temporada. Foram 113 jogos, 41 gols marcados e dois vices: o do Campeonato Brasileiro de 2019 e da Libertadores de 2020.

Marinho, hoje no Flamengo, fez sucesso no Santos — Foto: ge
1 de 4 Marinho, hoje no Flamengo, fez sucesso no Santos — Foto: ge

Marinho, hoje no Flamengo, fez sucesso no Santos — Foto: ge

Destaque em duas das três temporadas em que vestiu a camisa do Santos, Marinho ficou perto de entrar para a história do clube. Em 2020, foi eleito o Rei da América, prêmio dado ao melhor jogador da Libertadores.

Naquele ano, o atacante ajudou o Santos a chegar à final da Libertadores, mas a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras ficou marcada. O jogador sentiu um problema físico no início da decisão no Maracanã e esteve longe de desempenhar seu melhor futebol.

Marinho, do Santos, olha a taça da Libertadores — Foto: André Durão
2 de 4 Marinho, do Santos, olha a taça da Libertadores — Foto: André Durão

Marinho, do Santos, olha a taça da Libertadores — Foto: André Durão

Depois do vice para o Palmeiras, Marinho nunca mais conseguiu repetir as grandes atuações que o credenciaram ao prêmio de melhor jogador da Libertadores de 2020. Em 2021, sofreu com lesões, foi o centro de polêmicas e entrou em crise com a torcida.

A principal polêmica em 2021 teve início com um hematoma na coxa. Segundo apurado pelo ge à época, um problema no tratamento realizado pelo departamento médico do Santos afastou o jogador dos gramados por dez partidas. Neste período, o camisa 11 deu uma entrevista para o jornalista Ademir Quintino em que citou que foi "um erro médico total".

Marinho e Carille em Santos x Chapecoense — Foto:  Ivan Storti/Santos FC
3 de 4 Marinho e Carille em Santos x Chapecoense — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Marinho e Carille em Santos x Chapecoense — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na mesma entrevista, Marinho revelou insatisfação por não ter sido negociado pela diretoria santista e disse que o clube havia recusado propostas de Palmeiras e Atlético-MG. Ele disse que ficaria no Santos até o fim da temporada, mas não garantiu a permanência em 2022.

– Nunca me falaram de plano de carreira. Não me chamaram ainda (para falar de renovação). Eu cheguei a perguntar sobre isso, mas me falaram que não tinha como dar aumento, mas tudo bem. Quando chegar algo de fora, pensa aí, me deixa respirar. Me deixa respirar, também. Eu sempre pedi um time que brigasse por títulos. Você vê Soteldo, Luan Peres, Alison, Pituca saindo...

– Tudo mundo saindo. E eu não saio também? Mas não estamos numa boa situação e eu vou continuar, porque cheguei pela porta da frente e vou sair com o Santos na primeira divisão. Eu estou fechado até o fim do campeonato, e que o presidente pense um pouquinho. Não quero sair de graça – disse Marinho.

E não saiu de graça. Em 2022, Marinho despertou o interesse do Flamengo. Em negociações para sair do Santos, sequer foi inscrito no Campeonato Paulista e acabou vendido por R$ 7 milhões.

Marinho chegou ao Flamengo cercado de grande expectativa da torcida rubro-negra, e a empolgação aumentou depois da boa estreia, na vitória sobre o Boavista, com direito a gol. Depois, no entanto, houve mais frustração do que felicidade.

Marinho, Dorival Júnior, Flamengo x América-MG, Maracanã — Foto: André Durão/ge
4 de 4 Marinho, Dorival Júnior, Flamengo x América-MG, Maracanã — Foto: André Durão/ge

Marinho, Dorival Júnior, Flamengo x América-MG, Maracanã — Foto: André Durão/ge

Sob o comando de Paulo Sousa, Marinho foi escalado em funções diferentes das que se acostumou em seu melhor momento no Santos, pela direita, com mais liberdade. E perdeu espaço. O português chegou a indicar que o jogador tinha dificuldades de cumprir suas determinações táticas.

Com chegada de Dorival, Marinho ganhou mais ânimo, principalmente depois do gol marcado na vitória sobre o América-MG, o seu segundo pelo Flamengo em 24 jogos disputados até agora.

Fonte: Globo Esporte