Marcelo Gallardo anuncia que vai seguir no River Plate

Marcelo Gallardo vai continuar no comando do River Plate . Em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, ele anunciou sua permanência na equipe argentina por pelo menos mais uma temporada . O treinador revelou que refletiu sobre seu futuro após o título argentino e só se decidiu esta semana.

"Não tive muito tempo (para refletir). Mas decido ficar. Além do que senti, do que vivi, e do que sinto no momento, creio que vale a pena. Decido ficar um ano mais", comunicou Gallardo.

Gallardo comanda o River desde junho de 2014, há sete anos e meio. O atual contrato do campeão da Libertadores em 2015 e 2018 se encerraria no fim desta temporada e ele reiterou que, no momento, acha melhor estender por apenas mais um ano . O treinador, de 45 anos, era alvo de alguns clubes e esteve em pauta no Flamengo .

O argentino, no entanto, tinha como provável destino a seleção uruguaia. A diretoria da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) considerava o argentino como favorito para substituir Óscar Tabárez .

Após o anúncio de que Gallardo daria uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, dezenas de torcedores do River Plate foram para as imediações do Monumental de Núñez para pedir a permanência do técnico. Em breve, a estátua do técnico e ídolo como jogador vai ser inaugurada no estádio.

Marcelo Gallardo deve renovar contrato com o River Plate — Foto: Getty Images
1 de 2 Marcelo Gallardo deve renovar contrato com o River Plate — Foto: Getty Images

Marcelo Gallardo deve renovar contrato com o River Plate — Foto: Getty Images

O ex-meia conquistou 13 títulos no comando do River Plate e, neste ano, levantou pela primeira vez a taça da Primeira Divisão da Argentina. O troféu, com exceção do Mundial de Clubes, era o único que lhe faltava no Millonario. A conquista levantou especulações sobre o possível fim de um ciclo e, ao ser campeão, o próprio Gallardo deixou claro que repensaria seu futuro .

Ele disse que não conseguiu ter muito tempo para pensar sobre seu destino, mas não queria demorar para gerar expectativa na torcida.

– Eu não queria que gerasse tudo isso que gerou. Que as pessoas fiquem com incertezas, passem por aquele momento de angústia do sentimento do torcedor . Mas bom... O que fica claro é que não tenho muitas palavras de agradecimento a todo o carinho que o torcedor me dá, a todo esse carinho, que é a maneira de me sentir retribuindo esse carinho e esse amor, renovando minhas energias e tentando seguir liderando este gestão esportiva que é o que realmente me faz feliz – definiu o técnico.

Marcelo Gallardo com a taça da liga argentina, conquistada há duas semanas — Foto: Getty Images
2 de 2 Marcelo Gallardo com a taça da liga argentina, conquistada há duas semanas — Foto: Getty Images

Marcelo Gallardo com a taça da liga argentina, conquistada há duas semanas — Foto: Getty Images

O River Plate ainda tem mais uma rodada para disputar na Liga Profissional Argentina, mas Gallardo reiterou que não queria esperar o fim do torneio para comunicar sua decisão.

– Depois do próximo fim de semana, depois do jogo com o Colón, vamos descansar um pouco e recuperar as baterias para enfrentar um ano que acho que será com muita energia para jogar da maneira que queremos (...). Não queria que mais tempo se passasse porque tinha pensado nisso ontem (terça-feira) à noite. Precisei comunicar e não gerar nenhum tipo de expectativa maior.

Segundo a imprensa argentina, Gallardo só deve deixar o River Plate para treinar um grande clube europeu ou a seleção argentina após a Copa do Mundo de 2022.

Os 13 títulos de Gallardo no River Plate:

  • Libertadores: 2015 e 2018
  • Campeonato Argentino: 2021
  • Sul-Americana: 2014
  • Recopa Sul-Americana: 2015, 2015 e 2019
  • Supercopa Argentina: 2017 e 2019
  • Copa Argentina: 2016, 2017 e 2019
  • Copa Suruga: 2015
Fonte: Globo Esporte