Flamengo alcança três Copas seguidas com gols de jogadores do clube

Google News
Receba as notícias do NETFLAacompanhe tudo no Google News
Seguir →

O Flamengo se tornou o único clube brasileiro a ter jogadores marcando gols em três Copas do Mundo seguidas, após um gol de Gonzalo Plata na partida contra a Alemanha. O feito também interrompeu um jejum de 32 anos sem gols de atletas rubro-negros em Copas do Mundo, com o último registro anterior acontecendo em 1994.

O marco envolve as Copas de 2014, 2018 e 2026, e foi tratado como inédito para clubes brasileiros no recorte citado. Com a sequência, o clube carioca passou a concentrar um destaque que vai além do resultado de uma edição específica e se apoia na presença de seus jogadores no momento de decidir partidas em torneios internacionais.

Flamengo e o hiato encerrado em Copas

Antes desse novo ciclo, os gols de jogadores do Flamengo em Copas do Mundo tinham aparecido pela última vez em 1994. A partir daí, o clube ficou 32 anos sem atletas marcando no torneio, até a participação ofensiva que levou à marca de três edições consecutivas com gols.

Botafogo responde com histórico em cinco Copas

A repercussão do Flamengo ganhou resposta do Botafogo nas redes sociais, que usou o tema de Copas para lembrar sua própria trajetória. A postagem trouxe a frase: "GOLS EM 5 COPAS SEGUIDAS, O CLUBE QUE TRANSFORMOU O BRASIL NO PAÍS DO FUTEBOL: BOTAFOGO".

No conteúdo, o clube citou nomes ligados a gols da seleção brasileira em cinco edições do torneio, com Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo, Zagallo, Rildo e Jairzinho.

Linha do tempo citada pelo Botafogo

O Botafogo organizou a lembrança histórica com marcos ao longo das Copas. Nilton Santos aparece como autor de gol na Copa de 1958 contra a Áustria. Já em 1962, o clube destacou a maior quantidade de gols em uma Copa, atribuindo a marca a Garrincha, Amarildo e Zagallo.

Com isso, a comparação entre Flamengo e Botafogo ganhou um novo enquadramento: de um lado, a sequência recente de Copas com gols de atletas rubro-negros; de outro, a recuperação de uma trajetória de gols associada ao clube alvinegro em diferentes edições do torneio.