Libertadores ou Brasileiro? Semana do Flamengo colocará à prova estratégias de prioridade

publicidade

Esta semana colocará à prova a estratégia de prioridade definida pelo Flamengo. Pela Libertadores, o clube recebe hoje, às 21h30, o Central Córdoba no Maracanã, enquanto, no fim de semana, visita o Grêmio em Porto Alegre, pelo Brasileirão. A partida desta quarta-feira não pode ser considerada apenas um cumprimento de tabela, diante da possibilidade de o rubro-negro disparar na liderança do grupo C do torneio continental, mas há a tendência de que esforços sejam poupados. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para promover o retorno de Pedro.

Sete meses após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o centroavante está em condições de jogo e deverá ser relacionado para a partida da 2ª rodada da Libertadores. Agora, a decisão está nas mãos de Filipe Luís, mas a tendência é que o centroavante esteja no banco de reservas, como apurou o EXTRA. A lista de relacionados será divulgada hoje. Se entrar, porém, deverá atuar poucos minutos. A readaptação aos campos levará algum tempo e será tratada com muita cautela pelo rubro-negro.

No triunfo sobre o Deportivo Táchira, na quinta passada, Filipe Luís não precisou forçar nomes como Arrascaeta, Gerson, Plata e Wesley. Sem precisar ir à Venezuela, todos voltaram no domingo e ajudaram a equipe a bater o Vitória em Salvador. Desta vez, a logística é facilitada, incluindo um jogo em casa, mas a lógica deve se manter: a prioridade do Flamengo é ter os melhores à disposição contra o tricolor gaúcho, domingo.

— Em alguma situação de grande complicação e que precisemos fazer uma escolha, ela será o Brasileiro. Isso não quer dizer que não vamos jogar e entrar nas competições para ganhar. Mas, em uma situação que precisemos fazer uma escolha, será o Brasileiro — disse o diretor técnico José Boto ao canal "Flazoeiro".

Arrascaeta, por exemplo, acabou de voltar de lesão na coxa direita, inspira mais cuidados e pode ir para o banco ou ser poupado. Já Gerson atuou quase durante os 90 minutos no fim de semana, e mostrou estar mais disposto fisicamente.

De qualquer forma, o Flamengo tem um elenco qualificado o suficiente para vencer uma equipe estreante na Libertadores, e que está vivendo um sonho ao poder atuar no Maracanã. Como voltou a vencer na estreia após duas edições, os três pontos de hoje farão o clube abrir cinco dos próprios argentinos, e talvez até se isolar mais na ponta da chave — LDU e Táchira jogam às 23h, em Quito. A chance de deixar este cenário mais tranquilo para a classificação está na mira da cúpula do futebol.

O Central Córdoba se lançará como mero franco-atirador no Maracanã, mas o treinador Omar De Felippe dosou todos os esforços para esta partida. Após empatar sem gols com a LDU na estreia, poupou a maior parte dos titulares na derrota por 1 a 0 para o Unión Santa Fe, no Campeonato Argentino.

Fonte: Extra