O mês de agosto trouxe inúmeros problemas para o Flamengo e setembro não começou diferente. Nesta quarta-feira, em treino da Seleção Brasileira, Pedro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo . O atacante se junta a Cebolinha e Viña e será desfalque até ano que vem.
O número de lesões aumentou a partir da segunda quinzena do último mês, e o time precisou se reinventar para sobreviver a maratona de jogos e viagens. Agora, o clube tem a data-Fifa como aliada para recuperar os atletas para a reta final da temporada.
O Flamengo se reapresenta nesta quinta-feira e inicia a preparação para enfrentar o Bahia, no dia 12. Serão seis sessões de treinamento (quinta, sexta, sábado, segunda, terça e quarta) e uma folga (domingo). Gabigol, Arrascaeta e Léo Pereira devem ficar à disposição e há a expectativa que De la Cruz também se recupere a tempo.
Atualmente são oito atletas no departamento médico: Cebolinha, Viña, Gabigol, Arrascaeta, Michael, De la Cruz, Léo Pereira e Pedro. As lesões começaram a assombrar no empate com o Palmeiras, pelo Brasileirão, no dia 11 de agosto, quando a Cebolinha rompeu o tendão de Aquiles e Viña lesionou o ligamento cruzado anterior e menisco do joelho direito e a tíbia da perna direita.
Logo no jogo seguinte, contra o Bolívar, Pedro lesionou a posterior da coxa esquerda e Gabigol, que entrou para substituir o artilheiro do time, sofreu a mesma lesão na coxa direita. O camisa 9, no entanto, retornou a campo contra o Corinthians no último domingo. O camisa 99 está na reta final de recuperação e já faz atividades no campo.
Na sequência, foi a vez de Arrascaeta sair lesionado na derrota para o Botafogo. A situação é similar à de De la Cruz, que lesionou a posterior da coxa direita na vitória em cima do Bahia, na Arena Fonte Nova. Eles estão tratando no Ninho e não foram convocados para os amistosos do Uruguai.
A dupla tem previsão de voltar a trabalhar no campo já nos próximos dias, na preparação para enfrentar o Bahia, no Maracanã, dia 12. Arrascaeta tem boas chances de retornar neste duelo, mas De la Cruz ainda aguarda novas avaliações.
Outra preocupação é Michael, o primeiro reforço desta janela. Ele lesionou a posterior da coxa contra o Bahia e, devido a gravidade, a previsão inicial é que o tempo de recuperação seja de até dois meses. Desta forma, o atacante só retorna a campo no fim de outubro.
A última partida antes da paralisação para data-Fifa também trouxe problemas. Léo Pereira ficou fora do jogo contra o Corinthians após sofrer uma pancada contra o Bahia e ter sofrido uma entorse no joelho esquerdo. Mas a tendência é que o zagueiro esteja à disposição contra o Bahia.
Nesta mesma partida, Varela deixou o gramado com dores no quadril direito e apresentou limitação de movimento. No entanto, a situação não preocupa já que o jogador foi convocado pela Seleção do Uruguai e está à disposição de Bielsa para o segundo amistoso, contra Venezuela na terça. O lateral cumpre suspensão contra o Paraguai.
À disposição da Seleção Brasileira para amistosos contra Equador, na sexta, e Paraguai, na terça, Pedro sofreu uma torção no joelho esquerdo logo no começo do trabalho tático nesta terça-feira. Ele era titular no momento e deu lugar a Endrick na equipe.
Ao deixar o gramado mancando, Pedro passou por exames clínicos e ressonância magnética e foi confirmada a ruptura do ligamento cruzado anterior. A previsão é de pelo menos oito meses de recuperação. O Flamengo informou que se pronunciará sobre o caso quando o atleta se reapresentar ao clube. Ainda não há data.
Erick Pulgar está fora do primeiro amistoso do Chile, contra a Argentina, na quinta-feira. O volante está com um edema muscular em uma das coxas. Mas a situação não é preocupante, e o Chile acredita que terá o jogador à disposição contra Bolívia, na terça.
Contra o Corinthians, Varela deixou o campo com dores no quadril direito. O lateral, no entanto, está à disposição da Seleção do Uruguai para os amistosos contra Paraguai e Venezuela. Varela está suspenso no primeiro jogo, mas a tendência é que tenha condição de jogo.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv