O zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, se pronunciou sobre a polêmica gerada após a final da Copa Intercontinental, na qual uma imagem de sua conversa com Filipe Luís antes da disputa de pênaltis viralizou nas redes sociais. A interpretação de que Ortiz se recusou a cobrar um pênalti gerou críticas ao jogador, que se defendeu das acusações.
Em declarações, Ortiz negou ter se negado a bater a penalidade e criticou a velocidade com que rumores se espalham, distorcendo a verdade. "É até bom tocar nesse assunto, porque as mentiras acabam correndo mais rápido que as verdades", afirmou o zagueiro. Ele ainda mencionou que a prática de leitura labial muitas vezes não reflete o que realmente foi dito. Além disso, Ortiz recordou um episódio anterior em que também foi mal interpretado, citando um jogo contra o Táchira.
Durante a semifinal da Libertadores contra o Racing, Ortiz jogou lesionado e destacou sua disposição para assumir responsabilidades, afirmando que teve "muita coragem" para atuar mesmo machucado. Ele revelou que, na final contra o PSG, estava com cãibras nas pernas, mas se sentia pronto para cobrar pênaltis. "Mesmo assim, depois de toda a temporada e estando em uma final de Mundial de Clubes, não teria motivo algum para me negar a bater um pênalti", concluiu Ortiz.