O Flamengo sofreu nos últimos jogos com a pouca efetividade de seu ataque. Neste cenário, os zagueiros têm aparecido para destravar as jogadas ofensivas do time. Dos últimos cinco gols que a equipe marcou, quatro tiveram participação de defensores. Léo Ortiz se destacou em três.
Apesar de não ter dado assistência nem ter marcado contra o Ceará, no domingo, Ortiz iniciou o lance do gol rubro-negro no empate por 1 a 1. O zagueiro deu lindo lançamento para Plata invadir a área e tocar de cabeça para o meio, onde Arrascaeta chegou para abrir o placar para o Flamengo. Coube ao camisa 3 furar a retranca adversária.
O lance não conta como participação direta em gol, mas Ortiz apareceu decisivamente em outras duas oportunidades recentemente. Ele fez o gol do Flamengo na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG e deu assistência para o gol de Pedro no 1 a 0 em cima do Fluminense, ambos pelo Brasileiro.
Léo Ortiz é o zagueiro brasileiro com mais participações em gols no Brasileirão na década — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
O outro gol decisivo de um zagueiro foi de Léo Pereira, que garantiu a virada sobre o Red Bull Bragantino, pelo campeonato nacional. São lances que garantiram a liderança momentânea do Brasileirão ao Flamengo e que deram a Ortiz a liderança na lista de zagueiros brasileiros mais decisivos da competição nesta década.
O defensor do Flamengo soma 13 participações em gols. Entre os brasileiros, é quem mais desequilibra, junto com Murilo, do Palmeiras. Considerando os estrangeiros, o paraguaio Gustavo Gómez é o líder dos zagueiros artilheiros. O jogador palmeirense soma 17 participações.
Ortiz chegou ao Flamengo em 2024 e já participou de seis gols do time no Campeonato Brasileiro, com dois gols marcados e quatro assistências. Considerando todas as competições, o zagueiro balançou as redes em outras quatro oportunidades. É o artilheiro entre os defensores do atual elenco rubro-negro.
Gustavo Gómez - Palmeiras - 13 gols e 4 assistências
Murilo
- Palmeiras - 10 gols e 3 assistências
Léo Ortiz
- Bragantino e Flamengo - 5 gols e 8 assistências
Víctor Cuesta
- Inter, Botafogo e Bahia - 5 gols e 8 assistências
Cacá
- Athletico-PR e Corinthians - 8 gols e 1 assistência
Marllon
- Cuiabá e Ceará - 6 gols e 3 assistências
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv