Adversário do Flamengo na decisão do Campeonato Carioca , Carlinhos está de malas prontas para se juntar ao elenco do técnico Tite após o jogo de volta do Estadual, quando fará o último jogo com a camisa do Nova Iguaçu .

Mas a motivação da contratação do centroavante rendeu versões diferentes da direção rubro-negra.

Ao confirmar o acerto com o atleta, no último sábado (30), Marcos Braz negou que o clube já se movimentava para suprir a possível ausência de Gabigol, suspenso no último dia 25 de março por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) após ser considerado culpado em uma tentativa de fraude em exame antidoping.

“Nada tem (a ver) com a situação do Gabigol”, garantiu o vice-presidente de futebol do Flamengo ao canal Goat . “É um jogador que já estávamos monitorando. A gente fez isso antes das finais porque entendemos que a gente poderia perder o jogador para clube aqui do Rio ou de fora do Brasil”.

A busca por Carlinhos, no entanto, teve outra motivação na visão de Rodolfo Landim.

Em entrevista à Rádio CBN , o presidente do Flamengo admitiu que a contratação passou pela chance de que Gabigol precise cumprir integralmente a suspensão.

A pena começou a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando aconteceu a tentativa de fraude no exame, e será válida até abril de 2025.

“Nós continuamos confiantes na reversão dessa decisão na Suíça, mas temos que nos preparar. Fizemos agora um movimento recente que ficou público exatamente para cobrir uma eventual lacuna de ficar sem ele durante alguns jogos. A gente não controla o tempo necessário para que ele possa ser novamente julgado”, disse o presidente do Flamengo.

O atleta foi suspenso no último dia 25 de março por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) após ser considerado culpado em uma tentativa de fraude em exame antidoping.

Segundo apurou a ESPN , foi apresentado um recurso pela defesa do atleta, com o apoio do Flamengo, ao tribunal europeu, que é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.

Caso aceite o recurso, a CAS marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Cabe salientar, porém, que, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada;

  • A suspensão ser mantida até abril de 2025;

  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping;

De acordo com apuração da reportagem, o time carioca o estafe de Gabriel não veem o caso com otimismo, mas irão tentar a reversão na Suíça.

Próximos jogos do Flamengo: