Justiça Federal de SP revoga entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo

Google News
Receba as notícias do NETFLAacompanhe tudo no Google News
Seguir →

A Justiça Federal de São Paulo reconsiderou a decisão que determinava a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo e acolheu um recurso do Flamengo. Com isso, o troféu permanece sob a guarda da Caixa Econômica Federal, enquanto a definição final sobre a posse ficará com a Justiça do Rio de Janeiro.

A mudança foi comunicada pelo Flamengo em nota divulgada em 13/07, na qual o clube informou que a decisão anterior foi reconsiderada após recurso interposto pelo Flamengo.

Taça das Bolinhas e o motivo da disputa

A Taça das Bolinhas foi criada em 1975 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O troféu deve ser entregue ao primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas, ou cinco vezes alternadas.

A disputa entre Flamengo e São Paulo está ligada ao debate sobre quem foi o primeiro pentacampeão brasileiro. O Flamengo reivindica a conquista de 1987, enquanto o São Paulo sustenta que se tornou o primeiro pentacampeão em 2007, quando conquistou seu quinto título no Campeonato Brasileiro.

Linha do tempo do caso

O histórico do conflito inclui decisões e reconhecimentos em diferentes instâncias e períodos. Em 2011, a CBF reconheceu Flamengo e Sport como campeões de 1987. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que o Sport é o único campeão de 1987.

Nesse contexto, a Justiça Federal de São Paulo não encerrou a disputa, apenas revogou a ordem que determinava a entrega do troféu ao São Paulo.

O que o Flamengo disse na nota

Na nota divulgada em 13/07, o Flamengo registrou a reconsideração e reforçou sua posição na briga pela Taça das Bolinhas. O clube afirmou:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que a decisão da Justiça Federal de São Paulo que determinava a entrega da 'Taça das Bolinhas' ao São Paulo Futebol Clube foi reconsiderada nesta segunda-feira (13/07), após recurso interposto pelo Flamengo."

O Flamengo também declarou:

"O Flamengo segue confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu."