A confiança que José Boto tem em Filipe Luís vai muito além do sucesso que os dois podem ter juntos no Flamengo . O dirigente português foi além e disse que vê no atual comandante rubro-negro a possibilidade de mudar o cenário dos brasileiros na Europa.

Em entrevista à CNN , que foi divulgada neste domingo (9), Boto fez diversos elogios ao ex-lateral, a quem já considera um treinador de alto nível apesar do pouco tempo de carreira.

"O Filipe tem uma característica que, para mim, é fundamental para ser um treinador de alto nível, que todos que chegaram a esse alto nível têm: perceber que tudo aquilo que ele fez no futebol vale muito pouco para o que ele virá a fazer", analisou o dirigente.

"Ou seja, dizer que o fato de ter sido um jogador de alto nível ajuda, óbvio, mas não é decisivo. Há muita coisa a ser estudada, aperfeiçoada. E o que mais me chamou a atenção é que ele tem isso muito presente nele, ser insaciável naquilo que é o conhecimento, isso é uma característica comum em todos grandes treinadores".

Boto foi além ao dizer que vê um futuro imenso na carreira de Filipe Luís, que, na sua visão, ajudará a reabrir o mercado europeu para treinadores nascidos no Brasil.

"Eu normalmente não me engano com treinadores. Ele vai ser um técnico top mundial, talvez o treinador que vai mudar a imagem do técnico brasileiro. Acredito que vai ser ele".

O Brasil, vale lembrar, não tem um técnico no comando de um grande time da Europa desde Luiz Felipe Scolari , que dirigiu o Chelsea por sete meses entre 2008 e 2009. Antes, Vanderlei Luxemburgo teve a possibilidade de trabalhar no Real Madrid por quase um ano.

De lá para cá, houve a expectativa que Tite ganharia uma chance. Ele chegou a ser apontado entre os melhores técnicos do mundo quando dirigia a seleção brasileira, mas nunca recebeu uma oportunidade no continente europeu.

Próximos jogos do Flamengo: