A estreia não-oficial de Jorge Jesus no comando técnico do Flamengo já tem data marcada: será no próximo sábado, às 11h, na Gávea, em jogo-trieno contra o Madureira. Será a primeira oportunidade para o treinador português mostrar as suas novidades e conceitos. A filosofia inicial repassada ao elenco é de que "ataque ganha jogo, mas defesa ganha campeonatos", como revelado pelo zagueiro Rodrigo Caio , nesta quinta-feira:
— Já ouvi o [Juan Carlos] Osorio falando isso no São Paulo, e é algo que levo sempre. Quando estamos sólidos e compactados, fazemos com que a equipe se fortaleça. O trabalho é bem feito, com muita exigência.
Mesmo com poucos dias de treinamento, Jorge Jesus deixou claras algumas características que deseja impor na equipe. O foco é corrigir a defesa — o Flamengo sofreu 27 gols em 34 jogos nesta temporada —, e a cobrança é constante pela organização no setor. A ideia é realizar uma marcação-pressão, com linhas altas e muita intensidade — cenário parecido com o usado no Benfica (POR), clube que treinou entre 2009 e 2015.
Uma situação curiosa revelada por Rodrigo Caio foi a exigência dos treinos de Jorge Jesus.
De acordo com o zagueiro, alguns jogadores chegam a estar cansados devido ao esforço físico do dia anterior, mas o português não tem deixado o ritmo cair e segue cobrando dos atletas. Erros bobos, sejam técnicos ou táticos, também viram puxões de orelha e são passivos de correção durante as atividades.
Taticamente, outra mudança planejada ao Flamengo, mas trazida da Europa, é a utilização de um volante central durante a saída de bola. No Sporting (POR), era possível ver o primeiro meio-campista recuando, formando uma linha de três com os zagueiros e liberando os laterais para subirem ao ataque. A tendência é que Gustavo Cuéllar cumpra esse papel, liberando Rafinha e Renê — ou um novo reforço — para ajudar os homens de frente.
— Temos que entender que foi apenas uma semana de trabalho. Ideias diferentes, vocês podem ver no pouco tempo que vocês tem. São detalhes que ele vem ensinando, mas em uma semana não vamos pegar tudo. É um time que competitivo, com linhas próximas — declarou Rodrigo Caio.
O primeiro treino de Jorge Jesus com o elenco do Flamengo aconteceu no dia 20 de junho. Até o duelo diante do Madureira, serão oito datas para treinamento. A estreia oficial do português está marcada para 10 de julho, quando enfrenta o Athletico, na Arena da Baixada, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
CONFIRA MAIS TRECHOS DA ENTREVISTA:
Chegada de Rafinha
Rafinha é um jogador excepcional. Tantos anos na Europa. Tive a oportunidade de jogar com ele. Veio para somar, para somar com a experiência de Europa. Temos quatro laterais e ficamos feliz de tê-los.
Defesa
A defesa é fundamental, é a base da equipe. Se voce tem uma defesa bem treinada, dificilmente voce vai conseguir entrar. Eu acredito que a equipe vai crescer muito com as ideias do Jorge. Temos uma equipe que gosta de treinar e dar o seu melhor.
Todo defensor, quando você acaba treinando bastante a parte defensiva, você acaba crescendo muito como atleta. O Jorge exige muito da parte defensiva. Ele pega a linha de quatro, com volante central as vezes, e faz bastante treinamentos. Isso é importante.
Ideias de Jesus
São ideias europeias. A busca é por vitórias, por equipes competitivas, que cuida da bola, de marcação forte. Ele vem para um grande clube e sabe disso. Nós, juntos, vamos fazer com que o Flamengo atinja as meta.
Isso é uma virtude muito grande da filosofia do Jorge. No dia a dia, vamos crescendo. Gosto muito de coisas novas, gosto de tirar todas as coisas positvos para crescer individualmente. O que a torcida pode esperar é um time competitivo e que vai marcar forte.
Trabalho de treinadores
Sou um cara que gosta muito de treinador. Às vezes, você está cansado, mas o treinador está ali te motivando. Cada um te traz algumas virtudes. Cada um, da sua forma de pensar, é difícil falar que um é melhor que outro. Sempre estive aberto para aprender.