Infográfico mostra vítimas dos 160 gols feitos por Gabigol no Flamengo

Com os dois gols marcados no primeiro jogo das finais da Copa do Brasil, Gabriel Barbosa, o Gabigol, chegou a 160 gols pelo Flamengo nos 302 jogos oficiais que disputou, média de 0,53 por jogo.

O infográfico abaixo reúne por equipe os gols marcados por ele. O Fluminense foi a maior vítima, com 11 gols sofridos. O Athletico-PR sofreu nove, segunda maior marca, e depois vêm Palmeiras e Santos, com oito gols sofridos cada um.

Gabriel chegou ao 16º gol em finais de competições, uma marca histórica.

Ainda que em baixa nas duas últimas temporadas, com as idas e vindas de sua renovação contratual, há vários números que indicam a importância de Gabigol em sua passagem de seis anos, que vai além das decisões.

Na hierarquia de importância dos gols, Gabriel fez 88 quando a equipe perdia por um gol ou empatava, classificados como "decisivos" pelo Espião Estatístico por serem marcados quando o time perdia por um gol ou empatava, gols que mudam o status de pontuação (ou conquista) da equipe, independentemente do placar final da partida.

Das 43 assistências que fez para companheiros marcarem, 21 foram decisivas, aumentando sua marca de participação em gols decisivos sobe para 109.

Gabriel se destaca também por ter 77 gols quando mandante e 83 quando visitante, o que aumenta a expectativa para o jogo de volta das finais da Copa do Brasil. Consideradas as assistências para companheiros. O artilheiro participou diretamente de um gol a cada 109 minutos. Foram 12.643 minutos como mandante e 11.571 minutos quando visitante.

Foram 40 gols de pênalti. Dos outros 120 que ele marcou, 94 foram conquistados após uma assistência. O maior parceiro foi Arrascaeta, com 20 passes para Gabigol marcar, seguido de Bruno Henrique (17) e Everton Ribeiro (11). Curiosamente, Alcaraz e Plata fizeram contra o Atlético-MG suas primeiras assistências para Gabriel marcar.

Veja quantos gols e quantos de pênalti Gabigol marcou contra cada adversário. É possível reorganizar as colunas clicando no alto de cada uma. No celular, se não estiver aparecendo a coluna "Pênaltis", basta empurra a imagem para a esquerda.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Igor Mattos, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti.

Fonte: Globo Esporte