Há 50 anos, Zico fazia único gol pelo Flamengo em dia de aniversário; veja vídeo da bela jogada

Que Zico é o rei insuperável e inalcançável na história do Flamengo todo mundo rubro-negro sabe. Sabe também que ele é o maior artilheiro do clube e que distribuiu gols de presente para aniversariantes de praticamente todas as datas possíveis. Mas você sabia que ele marcou apenas uma vez na data de seu nascimento com a camisa que veste desde 3 de março de 1953? Aconteceu há exatos 50 anos.

No dia do 21º aniversário de Zico, o Flamengo fazia a última das cinco partidas de uma excursão com passagens por África, Europa e Ásia. A parada final do tour rubro-negro aconteceria no Estádio Al Kuwait Sports Club Stadium, e o time do técnico Joubert tinha pela frente a seleção local.

No Brasil, havia certa cobrança em relação ao Rubro-Negro, já que a equipe vinha de dois empates com a seleção do Zaire (3x3 e 4x4), outro com a Arábia Saudita (2x2) e uma derrota para o Olympiacos (1x2), da Grécia. O Jornal dos Sports de 3 de março de 1971 destacava que "o Flamengo tinha sua última chance de apagar a má impressão".

Matéria do Jornal dos Sports de 3 de março de 1974 destacava bom momento de Zico — Foto: Reprodução/Jornal dos Sports

Se a sequência de tropeços trazia contestação ao Flamengo , o garoto Zico, que começava a se consolidar como figura do time e ainda era tratado como "atacante" em matéria do Jornal dos Sports, recebia apenas elogios (leia acima) . Dos 10 gols marcados pela equipe na excursão, cinco foram do Galinho de Quintino. Àquela altura, ele tinha 13 jogos em 1974 e impressionantes 15 gols.

- Antes de sairmos do Brasil, todos puderam ver que o Zico estava jogando um futebol da mais alta qualidade. Ele vai ser uma das maiores atrações do próximo Campeonato Nacional. Isso eu tenho certeza que irá ocorrer - afirmou o técnico Joubert.

Atleta profissional do Flamengo desde 29 de julho de 1971, quando debutara em vitória por 2 a 1 sobre o Vasco pelas mãos de Fleitas Solich, Zico chegava a apenas seu 90º jogo. Com uma jogada que se tornaria marca registrada de sua carreira (veja no vídeo que abre a matéria) , marcou o primeiro gol do Flamengo no triunfo por 3 a 2 sobre a seleção do Kuwait.

Zico recebe na intermediária, tira o marcador com um lindo drible, parte em progressão rumo à baliza rival e, num movimento rápido, dá uma tacada que o telespectador menos atento precisa de um replay para identificar com qual pé o craque bateu. Destro, o eterno camisa 10 usou a perna esquerda que lhe garantiu muito gols para vencer o goleiro adversário.

Aquele seria apenas o 32º de 508 gols do maior nome dos quase 129 anos do Flamengo . Aniversariante deste domingo, Arthur Antunes Coimbra, presenteou rubro-negros e fãs brasileiros, italianos, japoneses e de todo o mundo com um futebol mágico. Com o vermelho e preto da família Antunes, conquistou o Mundial Interclubes (1981), a Libertadores (1981), o Brasileiro (1980, 1982, 1983 e 1987) o Carioca (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 Especial, 1981 e 1986) e um sem-número de taças regionais, nacionais e internacionais disputadas em duas décadas.

Como apaixonado por futebol que é, o autor desta matéria, mesmo sem ter visto Zico jogar, sabe que é dever de todo setorista do Flamengo dedicar linhas e páginas anualmente ao eterno camisa 10 da Gávea. Dito isso, parabéns, Zico! Sucesso, saúde e realizações ao lado de Sandra, Júnior, Bruno, Thiago, Felipe , Gabriel, Antônio, Arthur, Alice, Larissa, David, Tom e Sofia.

Rei do Flamengo, Zico completa 71 anos neste domingo — Foto: Flamengo

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte