O Grupo Pachuca emitiu um comunicado oficial informando que foi notificado pela Fifa a respeito da exclusão de Pachuca ou León , ambos do México e pertencentes a um mesmo dono, do próximo Mundial de Clubes da Fifa , que acontecerá neste ano, nos Estados Unidos.
O Pachuca está na chave do Real Madrid , enquanto o León faz parte do grupo do Flamengo . Em nota, o grupo diz que a Fifa “ não explicou os fundamentos da decisão ”, que está “ inconformado ” com a escolha da entidade e que “ apelará até as últimas instâncias ” para manter os dois representantes mexicanos no Mundial.
A notícia sobre a possível saída de Pachuca ou León do Mundial foi antecipada pela ESPN nos últimos dias . De acordo com o regulamento 10 do Mundial de Clubes, "nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante da competição".
Pachuca e León pertencem ao Grupo Pachuca, que é gerenciado pelo empresário Jesús Martínez Patiño e controla também outros clubes de futebol, como Mineros de Zacatecas , do México, Coyotes de Tlaxcala , do México, Talleres , da Argentina, e Everton , do Chile.
Os representantes de Pachuca e León se reuniram com dirigentes da Fifa para mostrarem que são dirigidos de forma independente apesar de pertencerem ao mesmo conglomerado. Ainda sem uma resposta da entidade, o Grupo Pachuca admite a possibilidade de perder um dos seus representantes no Mundial.
E isso afetaria diretamente o Flamengo, que está no Grupo D com León, Chelsea e Espérance , da Tunísia. Já o Pachuca forma o Grupo H com Al Hilal , da Arábia Saudita, Red Bull Salzburg , da Áustria, e Real Madrid, da Espanha.
Quem também está interessado na decisão da Fifa é a Alajuelense , da Costa Rica. O clube foi quem acionou a CAS (Corte Arbitral do Esporte) "denunciando" as situações de Pachuca e León.
O Mundial de Clubes de 2025 será realizado do dia 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.
📋 | COMUNICADO DE PRENSA #PachucaSomosTodos 🤍💙 pic.twitter.com/4YQi60ghyJ
— Club Pachuca (@Tuzos) March 21, 2025