Campeão da Libertadores de 2022, o Flamengo ficou no Grupo D do Mundial de Clubes 2025. Chelsea, da Inglaterra, León, do México, e Esperánce, da Tunísia, são os adversários do Rubro-Negro.
Confira informações sobre os rivais do Flamengo
Destaques
Cole Palmer é o cara do Chelsea, com nove gols e seis assistências em 16 partidas na atual temporada. Em votação popular, foi eleito o melhor jogador da temporada passada na Inglaterra. Titular na Argentina campeã do mundo em 2022, Enzo Fernández, que já esteve na mira do Flamengo quando ainda defendia o River Plate, é outra importante figura do time inglês.
Sancho, recém-contratado, marcou seu primeiro gol na última quarta-feira, na goleada por 5 a 1 sobre o Southampton.
Treinador
Ex-auxiliar de Guardiola no Manchester City, o italiano Enzo Maresca, de 44 anos, conquistou o título da segunda divisão inglesa com o Leicester na última temporada e assumiu o Chelsea antes do início da atual Premier League. Sua chegada fez a equipe crescer bastante. Na Conference League, por exemplo, a campanha é de 100% de aproveitamento, com 18 gols marcados e apenas três sofridos em quatro partidas.
O que fez para estar no Mundial
Chegou à competição após conquistar a Champions League de 2020/2021, em final inglesa contra o Manchester City. O clube londrino venceu por 1 a 0, gol de Havertz, hoje no Arsenal.
Momento
Vice-líder da Premier League, com 28 pontos, sete a menos do que o Liverpool, o Chelsea está invicto há sete partidas, com cinco vitórias e dois empates.
O período envolve cinco partidas da Premier, com vitórias sobre Southampton, Aston Villa e Leicester City e empates com Arsenal e Manchester United. Os outros dois duelos foram válidos pela Conference League, competição europeia de menor prestígio, que o clube londrino disputa por ter terminado a última edição da liga inglesa em 6º lugar.
Destaques
O zagueiro colombiano Barreiro e o atacante Cádiz, da seleção venezuelana, estão entre os destaques. Alguns nomes são conhecidos do futebol brasileiro, entre eles o meia Luciano Cabral, ex-Athletico-PR. Ele ficou seis anos preso por envolvimento com um assassinato, foi libertado em 2022 e voltou aos gramados. Outro que já atuou no Brasil é o atacante Mendoza, ex-Corinthians, Bahia, Ceará e Santos.
Treinador
O argentino Eduardo Berizzo, com recentes passagens pelas seleções do Paraguai e do Chile, assumiu o Léon em setembro. O treinador tem 55 anos de idade.
O que fez para estar no Mundial
Conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf de 2023.
Momento
Apesar de ser visto como um time que tem bons valores, o León não vive bom momento no país. Terminou o último Campeonato Mexicano na 11ª colocação e não se classificou para os playoffs.
*É importante destacar que o León tem sua participação no Mundial ameaçada porque o regulamento proíbe a participação de duas equipes do mesmo dono. O proprietário do León, Jesús Martínez, também controla o Pachuca.
Com uma base formada por tunisianos, o Espérance tem em seu elenco os brasileiros Yan Sasse, ex-Vasco, e Rodrigo Rodrigues, ex-Juventude. Sasse chegou ao clube na temporada passada e já soma nove gols.
Treinador
O romeno Laurențiu Reghecampf, de 49 anos, assumiu a equipe no início de novembro.
O que fez para estar no Mundial
Chegou pelo ranking da Confederação Africana de Futebol. Foi vice-campeão da última Liga dos Campeões da CAF como vice.
Momento
Quinto colocado com 10 pontos no Campeonato Tunisiano, o time atualmente tem 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões da CAF. O Espérance está invicto há seis partidas.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv