A Go4it anunciou nesta terça-feira (22) que não fará a gestão do time de esports do Flamengo para a temporada 2020. A saída da empresa do projeto rubro-negro acontece um mês após a conquista do título do CBLoL 2019 e no dia da divulgação da nova proposta de gerenciamento apurada pelo ESPN Esports Brasil .
Em comunicado à imprensa, a empresa que gerenciou o Flamengo Esports nos dois últimos anos afirmou que teve como um dos motivos para a saída o fato da Go4it Capital, empresa de investimentos do grupo, ter se tornado investidora global da G2, uma das maiores organizações de esports da Europa, com franquia na LEC — liga europeia de League of Legends.
A vaga da G2 no circuito mundial de LoL, para a Go4it, “impede a empresa de ser a licenciadora ou dona do time de eSports do Flamengo, conforme regras estabelecidas pela Riot Games”. O pronunciamento se refere à regra do circuito da Riot que impede uma organização de ter mais de um time na mesma divisão do circuito oficial, mesmo em ligas diferentes.
“Foi realmente incrível criar este projeto do zero com o Flamengo. Sem dúvida, foi um dos maiores cases globais de um clube de futebol no segmento de eSports até o momento”, diz Gabriel Duarte, Head de eSports da Go4it “Elevamos a marca do clube no cenário internacional, que passou a ser conhecida no universo dos Games”.
O Flamengo Esports entrou no cenário competitivo de League of Legends em dezembro de 2017 com a compra de uma vaga no Circuito Desafiante, segunda divisão que concede acesso ao CBLoL. O time subiu à primeira divisão na etapa seguinte e foi à grande final em seu ano de estreia competitiva, 2018.
Em 2019, o Flamengo foi vice-campeão do CBLoL pela segunda vez na primeira etapa ao perder o título para a INTZ, mas levantou a taça na segunda etapa, em setembro passado. Com a vitória, o rubro-negro participou do Mundial de LoL 2019 e representou o Brasil em Berlim, na Alemanha.