Uma tarde especial repleta de comemorações e homenagens pelos 60 anos da TV Globo marcou o pré-jogo da transmissão de Flamengo x Corinthians neste domingo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã.
Logo no início da comemoração, o telespectador voltou 60 anos no tempo. O narrador Luís Roberto utilizou um uniforme especial com a primeira logomarca da emissora utilizada em 1965, ano da fundação da TV Globo e da primeira transmissão esportiva.
Belo em show comemorativo aos 60 anos da TV Globo — Foto: André Durão/ge
O cantor Belo fez uma apresentação no Maracanã no pré-jogo , e depois do show Tiago Medeiros comandou do gramado do estádio o "Bora Pro Jogo".
Os narradores também esquentaram a memória do torcedor. Gustavo Villani relembrou como foi a primeira partida de futebol exibida pela TV Globo em 1965, o amistoso entre Brasil e União Soviética, com imagens restauradas por meio do uso de Inteligência Artificial. Confira no vídeo acima.
Everaldo Marques utilizou um microfone de 1970 para narrar o gol de Carlos Alberto para a seleção brasileira na final contra a Itália, vencida por 4 a 1, no tricampeonato da Copa do Mundo. Ao lado de Roger Flores, o narrador contou como as transmissões esportivas evoluíram ao longo destes 60 anos até chegar ao uso de uma mesa de realidade aumentada.
Renata Silveira participou de uma homenagem a todos os narradores que já deram voz a gols da Seleção ao longo destes 60 anos.
A TV Globo também recebeu homenagens no gramado do Maracanã. A bola da partida entre Flamengo e Corinthians contou com o símbolo em referência à festa dos 60 anos da emissora.
A moeda utilizada pelo árbitro Ramon Abatti Abel também contou com decoração especial. De um lado, o símbolo em homenagem aos 100 anos do Grupo Globo e do outro um tributo aos 60 anos da TV Globo.
Bola de Flamengo x Corinthians tem homenagem aos 60 anos da Globo — Foto: Reprodução/TV Globo
TV Globo 60 anos, Flamengo x Corinthians — Foto: André Durão
Única jogadora a disputar sete edições de Copa do Mundo, Formiga também teve uma participação especial na transmissão em um bate-papo com a comentarista Ana Thaís Matos.
A histórica ex-jogadora da seleção brasileira relembrou grandes momentos do esporte, como o recorde de gols de Cristiane nas Olimpíadas e os seis títulos de melhor do mundo conquistados por Marta.
Quem acompanhou o pré-jogo de Flamengo e Corinthians reencontrou uma das vozes que mais sintetizam os 60 anos da TV Globo: Léo Batista , que morreu no início de janeiro deste ano . Com recriação a partir da inteligência artificial, a voz marcante da televisão brasileira trouxe os gols deste sábado do Campeonato Brasileiro.
Uma pequena homenagem ao eterno do ícone do jornalismo esportivo, que andou lado a lado em 50 anos da trajetória da emissora até aqui. Veja a narração no vídeo abaixo :