Todos os anos dezenas de brasileiros cruzam o oceano para jogar na Europa. É o sonho da maioria e o caminho natural para os grandes talentos do país. Fazer o trajeto inverso, no entanto, é para poucos. São raros os casos de europeus que se arriscaram jogar no Brasil, especialmente nas últimas décadas. Desafio que Pablo Marí topou.
Foram meses de procura por um zagueiro. O Flamengo apresentou proposta por Dedé, conversou com Miranda, Zapata, Jemerson, avaliou dezenas de nomes e, de certa forma, surpreendeu ao fechar com o defensor espanhol, desconhecido no Brasil. Mas quem é Pablo Marí? Ouvimos quem o acompanhou de perto nos últimos anos, buscamos números e como ele pode se encaixar na equipe de Jorge Jesus.
Opção pelo Flamengo
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/07/11/mari.jpg)
Pablo Mari foi anunciado pelo Flamengo e chega ao Rio de Janeiro no fim de semana — Foto: Divulgação
A primeira pergunta que surge é por que um espanhol de 25 anos deixaria a Europa – centro mundial do futebol – para jogar na América do Sul? Só o próprio Pablo pode responder, mas a falta de espaço no cenário europeu seria uma opção. De fato, o Manchester City, clube que detinha seus direitos econômicos, não contava mais com o jogador. Mas Pablo tinha, sim, mercado na Espanha, inclusive no Deportivo La Coruña, clube que defendeu na última temporada por empréstimo.
– O Deportivo tentou segurá-lo, mas foi impossível. Pablo foi um dos melhores da temporada e seu bom momento não passou despercebido, despertando interesse de equipes da primeira divisão da Espanha. Mas decidiu aceitar a proposta do Flamengo, buscando uma aventura brasileira. Estou seguro que se sairá bem – disse Alberto Torres, editor do DXT Campeón, maior jornal esportivo da Galícia, onde fica o La Coruña.
Jogo aéreo, antecipação e bom passe
Canhoto, Pablo Marí não é um zagueiro de larga experiência, mas se encaixa no perfil que o Flamengo procurava. Na teoria, o espanhol chega para atuar ao lado de Rodrigo Caio, que vem jogando improvisado no lado esquerdo da defesa.
O defensor era monitorado há algum tempo pelo Centro de Inteligência de Mercado (CIM) do Flamengo e sua contratação teve o aval de Jorge Jesus. Embora não aparente ser um zagueiro extremamente técnico, suas principais características são o jogo aéreo – ele tem 1,93m de altura –, antecipação de jogadas e qualidade para sair com a bola, seja com passes curtos ou lançamentos.
Ele será o jogador de linha mais alto do elenco ao lado de Rhodolfo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/K/M/zFyA2iSLub4ir73w65TA/whatsapp-image-2019-07-11-at-17.42.11.jpeg)
Pablo Marí viveu grande fase na temporada passada pelo La Corunã, na segunda divisão da Espanha — Foto: Reprodução / Deportivo La Coruña
– Ele é um zagueiro seguro, completo, que domina bem as duas áreas (defensiva e ofensiva). É um defensor de qualidade, muito forte pelo alto, mas também tem velocidade. Ele também é um grande lançador e costuma fazer gols em jogadas de bola parada – descreveu o jornalista espanhol.
Nas últimas duas temporadas, Pablo disputou 69 jogos e marcou cinco gols. Segundo números do site de estatísticas "Sofascore", o zagueiro teve nesse período 84% de passes certos, 60,5% de duelos ganhos e 64,9% de duelos vencidos pelo alto; além de uma média de 0,9 desarmes, 1,2 interceptações e 4,5 cortes por jogo.
Sem chances na Inglaterra
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/o/a/VFIkMwRPA0roV093Rcrg/whatsapp-image-2019-07-11-at-17.42.12.jpeg)
Contrato em 2016 pelo Manchester City, Pablo não chegou a jogar pelo clube inglês — Foto: Reprodução / Instagram
Pablo falou que o Flamengo “é gigantesco” e, de fato, o Rubro-Nebro será o primeiro grande clube de massa da carreira do espanhol. Apesar de contratado pelo Manchester City, ele nunca chegou a entrar em campo pelo time inglês. Mas mostrou, desde cedo, qualidades que levaram os Citzens a investir nele.
Revelado pelo Mallorca, o novo zagueiro do Flamengo viveu um drama nas categorias de base devido ao crescimento elevado na adolescência. Por causa das dores contantes na pelve, chegou a cogitar abandonar a carreira, como revelou em entrevista à "Rádio Cadena SER" em outubro do ano passado. Mas ele não desistiu, subiu aos profissionais no Gimnàstic de Tarragona, da Espanha, e as boas atuações despertaram o interesse do Manchester City, que o comprou em 2016.
É a política do clube inglês investir em jovens talentos pelo mundo. Poucos, como Gabriel Jesus, ganham oportunidades logo quando chegam. A maioria é emprestada, como aconteceu, por exemplo, com Marlos Moreno. O colombiano, que passou sem sucesso pelo Flamengo no ano passado, também jamais jogou no Manchester City.
Boa sorte na nova jornada, Pablo Marí! 🤗🇧🇷
— July 11, 2019
🇪🇸 @PabloMV5 🇪🇸 pic.twitter.com/vAqJXkNWJ9
Sem chance no City, Pablo foi emprestado ao Girona, uma espécie de filial do clube inglês na Espanha, e entrou em campo somente nove vezes na temporada 2016/17. No ano seguinte, esteve em campo em 31 partidas e marcou três gols pelo NAC Breda, da Holanda.
Sucesso em La Coruña, mas sem acesso
Foi na volta à Espanha, na última temporada, que mais se destacou. Emprestado ao La Coruña, jogou 38 jogos (36 como titular) na campanha na Segunda Divisão. Apesar do bom momento, não conseguiu o acesso à Primeira Divisão. No mata-mata decisivo, seu time perdeu para o Mallorca.
Querido pelos torcedores do La Coruña, Pablo viveu situação inusitada em abril deste ano. Após derrota em casa para o Rayo Majadahonda, o zagueiro arremessou sua camisa para a torcida como forma de consolo. Revoltados, os torcedores devolveram o uniforme para o gramado. Depois, uma organizada do clube explicou que não foi algo pessoal, elogiou o gesto do defensor, mas disse preferir que os atletas se entregassem em campo. O vídeo da cena viralizou na internet.
Perfil de liderança
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/3/m/OcDAINR4COMscKRGCd9g/whatsapp-image-2019-07-11-at-17.42.13.jpeg)
Pablo Marí, com a esposa Verônica e o filho Pablo Marí Junior — Foto: Reprodução / Instagram
Fora de campo, Pablo é casado com Verónica Chacón e tem um filho de um ano e seis meses, batizado com o seu nome: Pablo Marí Villar Jr. Ele chega ao Brasil neste fim de semana com contrato de três anos e meio, com duração até dezembro de 2022.
– Ele é um jogador de equipe. No Flamengo, acredito que ele possa se tornar um baluarte por sua liderança e seriedade. Certamente a torcida vai aprovar e estou seguro que Pablo pode escrever uma nova página na história do Flamengo – elogiou o jornalista Albeto Torres.
A conferir.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/6/F/a6LfIFRY6X4jexYLjBzg/globoesporte-2.png)
— Foto: Divulgação