Red Bull Bragantino e Flamengo ficaram no 1 a 1, neste sábado (4) , em um jogo marcado por polêmicas. Os cariocas reclamaram bastante da arbitragem comandada por Paulo Cesar Zanovelli da Silva no Nabi Abi Chedid pela 5ª rodada do Brasileirão .

Durante o SportsCenter , L eonardo Gaciba , ex-árbitro e comentarista de arbitragem da ESPN , afirmou que o Rubro-Negro tem razão em reclamar de um lance: um pênalti ignorado em Luiz Araújo na segunda etapa. Ainda durante o comentário, Gaciba trouxe uma informação sobre a orientação que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) passa aos árbitros.

Segundo Gaciba, a comissão de arbitragem da entidade que comanda o futebol brasileiro pediu para que os árbitros ignorassem lances de pênalti que aconteçam "fora de disputa", como nesse de Luiz Araújo, onde a bola está em um lado e o jogador que sofre a falta esteja fora da disputa. Ainda de acordo com Gaciba, a explicação da CBF aos árbitros é de que "não teve impacto".

"Os critério mudam a cada ano. Os árbitros estão completamente perdidos. Não há uma unificação de critério, cada um tem a sua interpretação. Se o campo tem um critério e o do vídeo tem outro, é confusão anunciada", disse Gaciba.

"Vou falar a instrução dada (pela CBF) aos árbitros. Se a CBF disser que não foi, que venha falar que estou dizendo uma mentira. O que me preocupa é a orientação dada pela comissão: 'Se um agarrão acontecer fora da disputa, não marca (o pênalti), porque não teve impacto no jogo'. É de chocar isso. Tivemos um pênalti em Internacional x Bahia, e comissão da CBF não colocou nem a imagem no ar. O jogador do Bahia derruba o do Internacional com a bola em jogo, golpe de sumô, uma penalidade clara que aconteceu. Acontece em duas rodadas seguidas, a arbitragem não tem critério e isso nos preocupa. O que tem sido orientado para eles? Será que vão considerar essa decisão correta? Vejo penalidade clara (em cima do Luiz Araújo).

"Se (um atleta) começou a agarrar o adversário fora da área e terminou dentro da área é pênalti. Para mim, há um agarrão no jogador fora da disputa da bola. O defensor do Bragantino não quer jogar, só quer agarrar. Pelas imagens, existe (o pênalti). A penalidade existiu, o Flamengo está correto em reclamar. Para mim tem um erro claro de arbitragem. O árbitro não viu e se tem impacto, tem que chamar o árbitro para ir ao VAR mudar a decisão de campo, para tomar a decisão", finalizou.

Próximos jogos do Flamengo: