O Flamengo enfrenta o Santos, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. O confronto que carrega as histórias mágicas de Zico e Pelé tem hoje Gabigol como a principal figura de elo entre as equipes. Seguindo controle de carga nas últimas semanas, o atacante garantiu que está 200% para o duelo.
Gabigol — Foto: Marcelo Cortes/CRF
O camisa 10 se recuperou de uma lesão no quadríceps esquerdo e foi preparado justamente para esse duelo. Porém, a presença entre os titulares ainda não está garantida. Assim, há chance de que Pedro seja o mantido por Sampaoli na escalação inicial.
Gabigol participou de todos os jogos entre Flamengo e Santos desde 2019, quando chegou ao clube carioca. O retrospecto é favorável ao atacante. Foram oito jogos: seis vitórias e duas derrotas. Ele marcou oito gols, ou seja, uma média de um por jogo.
Duelos recentes
Neste período, foram alguns confrontos emblemáticos. O primeiro deles, que marcava justamente o encontro de Gabigol com o Santos, terminou em 1 a 0 com um golaço do atacante no fim do primeiro tempo no Maracanã. Gabriel recebeu no mano a mano com Gustavo Henrique, cortou para dentro e bateu por cobertura. Éverson, adiantado, viu a bola tocar no travessão e entrar.
Pelo returno, em 2019, quando o Flamengo já havia conquistado a Libertadores e o Brasileirão, o time perdeu por 4 a 0 na Vila Belmiro pela última rodada da competição nacional e se despediu assim da temporada vitoriosa com Jorge Jesus.
Outro duelo de destaque também aconteceu na Vila. Pelo Brasileirão de 2021, o Flamengo venceu por 4 a 0, com três gols de Gabigol. No intervalo, o jogador deixou o gramado alvo de xingamentos da torcida do Santos. Todos os gols foram marcados no segundo tempo e, ao deixar o campo, o camisa 10 anunciou o lançamento da sua primeira música: "Sei lá", com Papatinho.
Nos últimos dois confrontos entre as equipes, Gabi não foi titular e entrou somente no segundo tempo. Pelo 1º turno do Brasileirão do ano passado, o atacante saiu da reserva para desempatar a partida e garantir a vitória rubro-negra por 2 a 1 no Maracanã. Pedro foi autor do primeiro gol.
Na Vila, pelo returno, Dorival Júnior optou por uma escalação alternativa, e o Flamengo venceu por 3 a 2. Os gols foram marcados por Pedro, Marinho e Arrascaeta. Na ocasião, Gabigol participou apenas do segundo tempo.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv