Gabigol se pronunciou pela primeira vez após ser suspenso, nesta segunda-feira (25), por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) por tentativa de fraude em exame antidoping .

Em nota divulgada em suas redes sociais, o atacante do Flamengo disse que está confiante de que será inocentado. O jogador entrará com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, para tentar reverter a decisão

''Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu clube e com o torcedor brasileiro'', diz trecho do comunicado.

''Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.'', afirmou o jogador na nota.

O camisa 10 do Flamengo foi considerado culpado nesta segunda-feira (25) de tentar fraudar um exame antidoping realizado no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. Ao todo, foram cinco votos a favor da punição e quatro votos contra, em uma decisão apertada.

Um dos relatos da denúncia diz que Gabigol demorou para realizar o processo, não cumpriu as instruções dos oficiais e a chegou até mesmo a desrespeitar a equipe de coleta. No momento do procedimento, o jogador ficou irritado com a presença de um fiscal no banheiro e acabou entregando o pote de urina aberto, contrariando a orientação.

Segundo apurou a ESPN , será apresentado um recurso pela defesa do atleta, com apoio do Rubro-Negro (veja mais abaixo), ao CAS, que é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.

Caso aceite o recurso, a tribunal marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Cabe salientar, porém, que, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada

  • A suspensão ser mantida até abril de 2025

  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping

Veja o comunicado divulgado por Gabigol na íntegra:

Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude e exame antidoping.

A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu clube e com o torcedor brasileiro.

Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.

Agradeço a todos pelo apoio neste difícil momento.

Gabriel Barbosa

Próximos jogos do Flamengo