E teve fim o primeiro turno da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores . Depois de disputadas as três primeiras rodadas em cada uma das oito chaves da competição continental, ainda não é possível cravar os 16 times que avançarão às oitavas de final passadas as seis datas, mas, sim, avaliar o momento de cada um na disputa, incluindo os sete participantes brasileiros.

Com metade do caminho andado na fase de grupos, o Fluminense , que está no grupo D , é o único brasileiro que possui 100% de aproveitamento na disputa, enquanto Atlético-MG e Corinthians , neste momento, veem uma possível classificação ao mata-mata ameaçada, já que ocupam a terceira colocação no grupo G e E , respectivamente.

Sem contar com as trocas de treinadores já neste início de temporada, como por exemplo o Flamengo , que demitiu o português Vítor Pereira e contratou o argentino Jorge Sampaoli .

Abaixo o ESPN.com.br faz um resumo de cada uma das campanhas das equipes brasileiras neste primeiro turno da fase de grupos da Libertadores.

Flamengo

Atual campeão da Libertadores, o Rubro-Negro teve um primeiro turno com mais baixos do que altos. Ainda sob o comando de Vítor Pereira, os cariocas perderam de virada por 2 a 1 na estreia para o Aucas , no Equador, e iniciaram a disputa com o pé esquerdo.

Menos de uma semana após o revés, a diretoria do Flamengo demitiu o português e trouxe Sampaoli para o cargo. O argentino, por sua vez, estreou com vitória na competição continental. No Maracanã, venceu o Ñublense por 2 a 0 e somou os primeiros três pontos na disputa.

Já na última quinta-feira (4), no El Cilindro, em Buenos Aires, sofreu empate por 1 a 1 do Racing , em partida que teve um jogador expulso para cada lado e começou com Gabigol abrindo o placar. Na etapa final, Oroz , de falta, deixou tudo igual.

Com 4 pontos somados, o Flamengo é o vice-líder do grupo A e está três atrás do Racing, que lidera a chave. Aucas (3°) e Ñublense (4°), por sua vez, estão fora da zona de classificação, mas têm 3 pontos cada.

Internacional

No grupo B da Libertadores, o Colorado ainda não foi derrotado na Libertadores, mas desperdiçou pontos importantes na disputa, sobretudo jogando no Beira-Rio.

Na estreia, os gaúchos enfrentaram o Independiente Medellín na Colômbia e, depois de saírem perdendo, viram Alan Patrick balançar as redes nos minutos finais e garantir um ponto com o empate por 1 a 1.

Em seguida, o Internacional teve dois compromissos em casa, mas só aproveitou de fato um deles, contra o Metropolitanos , da Venezuela, quando somou 3 pontos com a sofrida vitória por 1 a 0, com gol de Alemão , já nos acréscimos.

Já na última quarta-feira (3), novamente no Beira-Rio, o Colorado fez jogo disputado com o Nacional , chegou a ter a vantagem no placar duas vezes, mas nos minutos finais sofreu o empate por 2 a 2 , desperdiçando a chance de somar mais dois pontos.

Agora, os gaúchos terão dois jogos seguidos como visitante e precisará somar pontos se quiser garantir a vaga, já que está na vice-liderança do grupo com 5 pontos e está a dois do Nacional, que lidera. O Independiente Medellín, por sua vez, está na cola do Inter, em 3°, com 4 pontos.

Palmeiras

Depois de começar a fase de grupos com uma derrota por 3 a 1 com os seus reservas, na altitude de La Paz, na Bolívia, contra o Bolívar , o Alviverde se recuperou no grupo C .

Contra o Cerro Porteño , no Morumbi, conquistou a sua primeira vitória, por 2 a 1, e somou os primeiros três pontos. Já na última quarta, em Guaiaquil, no Equador, voltou a triunfar e venceu o Barcelona de Guayaquil com autoridade, por 2 a 0 .

Desta forma, assim como o Bolívar, o Palmeiras tem 6 pontos somados, mas ainda ocupa a vice-liderança por conta dos critérios de desempate. Ainda há uma folga de 3 pontos para o Barcelona (3°) e Cerro Porteño (4°).

Fluminense

No grupo D da Libertadores, o Tricolor das Laranjeiras é o único brasileiro e também o único clube com 100% de aproveitamento na fase de grupos até aqui.

Nas três primeiras rodadas, os cariocas venceram em sequência Sporting Cristal (3 a 1, de virada), The Strongest (1 a 0) e River Plate (5 a 1). Os últimos dois compromissos foram no Maracanã.

Desta forma, o Fluminense tem a sua classificação encaminhada, uma vez que com 9 pontos somados, tem 6 de folga para os seus adversários no grupo.

Corinthians

No grupo E da Libertadores, o Timão vive situação complicada na disputa depois de perder dois dos três primeiros compromissos que teve na disputa.

Apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool-URU na estreia, fora de casa, o Corinthians teve um desempenho ruim em casa e foi derrotado, em sequência, para Argentinos Juniors (1 a 0) e Independiente del Valle (2 a 1).

As derrotas tiraram os paulistas da zona de classificação e, por isso, a equipe ocupa o 3° lugar com 3 pontos somados. A distância para o Del Valle (2°) é de 3 pontos, enquanto para o líder Argentinos Juniors é de 7 pontos. O Liverpool é o lanterna com apenas 1 ponto.

Assim como o Flamengo, o Timão trocou de treinador e, após as saídas de Fernando Lázaro e Cuca , contratou Vanderlei Luxemburgo , que estreou na derrota para o Del Valle.

Athletico-PR

No grupo G ao lado do compatriota Atlético-MG, o Athletico-PR ainda segue invicto na fase de grupos e lidera a sua chave.

Na estreia, fora de casa, empatou por 0 a 0 com o Alianza Lima , mas na sequência se recuperou com a vitória por 2 a 1 sobre o Galo , na Arena da Baixada, somando mais 3 pontos.

Já na última quinta, no Defensores del Chaco, no Paraguai, virou para cima do Libertad por 2 a 1 e foi à liderança do grupo.

O Furacão tem 7 pontos somados, três a mais do que o vice-líder Alianza Lima, e quatro a mais do que Atlético-MG (3°) e Libertad (4°).

Atlético-MG

Também no grupo G, os mineiros vivem situação inversa à do Athletico e, depois de perderem nas duas primeiras rodadas, tentam uma volta por cima.

Depois de passar por Carabobo e Millonarios nas fases preliminares, o Atlético-MG estreou com derrota por 1 a 0 para o Libertad, em pleno Mineirão. No compromisso seguinte, novo revés, para o Furacão .

Já na última quarta, venceram a primeira e, com dois gols de Igor Gomes, derrotaram o Alianza Lima por 2 a 0 na Arena Independência .

Com isso, o Galo é o 3° colocado do grupo, com 3 pontos somados, a um do Alianza Lima (2°) e 4 do Athletico. O Libertad, que é o lanterna, possui 3 pontos.