Fluminense, Flamengo e Palmeiras se unem e pedem à Fifa para serem cabeças de chave no Mundial de 2025

O Mundial de Clubes de 2025 pode ter Fluminense , Flamengo, Palmeiras e o campeão da Libertadores deste ano como cabeças de chave. Pelo menos esta é a ideia dos clubes brasileiros já classificados para o torneio que, via Conmebol, enviaram um ofício com esta sugestão para a Fifa.

Nas últimas semanas, a Fifa iniciou uma série de reuniões sobre o novo Mundial de Clubes com os clubes já classificados ( Fluminense , Flamengo e Palmeiras) e a Conmebol. Numa delas, a entidade pediu para que cada representante enviasse sugestões e propostas para o torneio. A informação foi divulgada inicialmente pelo 'Uol' e confirmada pelo ge .

A ideia dos sul-americanos serem cabeças de chave partiu do Fluminense , que ganhou o apoio de Flamengo e Palmeiras. Juntos, eles construíram a petição. Houve consenso entre os clubes, e um ofício foi assinado e entregue à Conmebol, segunda-feira, no sorteio dos grupos da Conmebol Libertadores 2024. A entidade sul-americana levará a proposta à Fifa.

Existe uma reunião da Fifa marcada para maio em que o tema será debatido.

Taça do Mundial de Clubes — Foto: Fifa / divulgação

O ofício foi entregue ao presidente Alejandro Domínguez pelo presidente Mário Bittencourt, do Fluminense , e Rodolfo Landim, do Flamengo. A reportagem apurou que a divisão dos potes seria da seguinte forma:

A versão estendida do Mundial de Clubes foi anunciada pela Fifa em 2019. A primeira edição seria em 2021, com 24 clubes. A pandemia da Covid-19, no entanto, adiou a ideia da entidade, que manteve o formato apenas com os campeões continentais nos anos seguintes.

No formato inicial, com 24 clubes, a ideia era que o torneio contasse com 12 europeus, seis sul-americanos, e as vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes.

Confira os times já classificados para o Super Mundial da Fifa:

Fonte: Globo Esporte