Flamengo x Bahia: rubro-negro dorme líder do Brasileirão com vitória que dá fôlego para decisão na Libertadores; análise

publicidade

O primeiro passo para afastar uma fase de críticas mais contundentes é aproveitar um ambiente favorável e sair com os três pontos, mesmo que com uma vitória magra. Foi isso que o Flamengo fez ao superar o Bahia por 1 a 0 ontem, pela 8ª rodada do Brasileirão , e dormir na liderança do campeonato com 17 pontos, graças a mais um gol de Arrascaeta. O resultado dá fôlego antes de uma decisão na Libertadores e no início de uma sequência de jogos no Maracanã.

O time entendeu o recado passado pela arquibancada elétrica, com mais de 62 mil presentes. Elogiar Arrascaeta é quase que tópico obrigatório nas análises do ano. Ele marcou seu 10º gol na temporada, pelo quarto jogo seguido e, principalmente, ajudou o rubro-negro a validar com bola na rede o modo rolo compressor que iniciou o confronto.

Com dez minutos, o próprio uruguaio já havia perdido chance clara na área, e Léo Ortiz, cabeceado no travessão. O gol veio em cruzamento de Michael, que, mesmo contestado, foi escalado como titular pelo técnico Filipe Luís. Arrascaeta conferiu de cabeça.

O Bahia serviu como adversário ideal para o momento, pela necessidade de dosar esforços pensando na Libertadores. E Rogério Ceni manteve a escrita: chegou a 16 derrotas para o Flamengo em 16 jogos como treinador.

Gerson é expulso em Flamengo x Bahia — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Gerson é expulso em Flamengo x Bahia — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Não foi uma atuação de completo domínio por parte do rubro-negro, com direito a quedas de desempenho durante os 90 minutos e pressão sofrida no final. Mas houve chances de ampliar o placar no segundo tempo, quando Luiz Araújo teve gol anulado por impedimento ou quando Wallace Yan finalizou para fora uma jogada confusa na pequena área.

Ao mesmo tempo, o departamento médico pode ter que lidar com dois novos problemas, pois Erick Pulgar e Allan foram substituídos no primeiro tempo, com dores na coxa direita. O rubro-negro reavaliará os dois hoje. As trocas forçaram Filipe a lançar Luiz Araújo e testar Gerson mais recuado. O volante fazia uma partida consistente em sua posição de origem, mas terminou a noite com saldo negativo, expulso após falta forte em Erick Pulga.

Apesar de precisar segurar uma pressão final para vencer a partida, com direito a 13 minutos de acréscimo, o Flamengo se safou. O goleiro Rossi ainda fez mais uma ótima partida e foi ovacionado pelo Maracanã, após a tentativa de assalto sofrida ao longo da semana. O ganho de confiança era necessário para enfrentar a LDU, às 21h30 da próxima quinta-feira (15), no Maracanã, em jogo no qual a vitória é crucial para a sequência da Libertadores.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo